Nome da Atividade
S.A.: PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA) E PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)
CÓDIGO
17360197
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina apresenta duas perspectivas possíveis de serem implementadas para alavancar a educação inclusiva de estudantes com e sem deficiência: o Desenho Universal da Aprendizagem e o Plano Educacional Individualizado. Aborda os fundamentos teóricos e práticos de cada uma até a sua utilização conjunta no contexto escolar, considerando a universalização da aprendizagem e as particularidades do alunos de acordo com os princípios da educação inclusiva.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação e Introdução à disciplina (4 horas-aula)
Unidade 1: Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) (24 horas-aula)
• Princípios e fundamentos teóricos
• A prática pedagógica universalizada: o que isso significa?
Unidade 2: Plano Educacional Individualizado (PEI) (30 horas-aula)
• Histórico
• Definição, conceitos e princípios
• Características mínimas e fundamentais
• Elaboração, execução e revisão do PEI
• A prática pedagógica individualizada: o que isso significa?
Unidade 3: Perspectivas possíveis em Educação inclusiva DUA + PEI. (10 horas-aula)
- Compatibilidade da prática universal e individualizada na perspectiva da educação inclusiva
Unidade 1: Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) (24 horas-aula)
• Princípios e fundamentos teóricos
• A prática pedagógica universalizada: o que isso significa?
Unidade 2: Plano Educacional Individualizado (PEI) (30 horas-aula)
• Histórico
• Definição, conceitos e princípios
• Características mínimas e fundamentais
• Elaboração, execução e revisão do PEI
• A prática pedagógica individualizada: o que isso significa?
Unidade 3: Perspectivas possíveis em Educação inclusiva DUA + PEI. (10 horas-aula)
- Compatibilidade da prática universal e individualizada na perspectiva da educação inclusiva
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORGES, A. A. P. (Org.) ; CAMARGO, S. P. H. (Org.) ; VALLE, J. W. (Org.) . PEI - Plano educacional Individualizado para alunos com deficiência. 1a.. ed. Belo Horizonte: Ampla, 2024. 288p .
- BORGES, A.A. P.; SCHMIDT, C. Desenho universal para aprendizagem: uma abordagem para alunos com autismo na sala de aula. Teias (Rio de Janeiro), v. 22, p. 27-39, 2021.
- COSTA, D. S.; SCHMIDT, C.; CAMARGO, S. P. H. Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo para a inclusão de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280098, 2023.
- SILVA, G. L.; LEAO, A. T.; MARTINS, J. S.; CRESPO, R.; CAMARGO, S. P. H. A importância do status social, comportamental e da autorregulação da aprendizagem no planejamento educacional individualizado de alunos com transtorno do espectro do autismo. Revista Humanitaris, v. 2, p. 135-155, 2020.
- SILVA, G. L.; CAMARGO, S. P. H. Vivência de práticas inclusivas em sala de aula: possibilidades a partir do desenho universal para a aprendizagem. Atos de pesquisa em educação (FURB), v. 16, p. E9107, 2021.
- SILVA, G. L.; CAMARGO, S. P. H. Revisão integrativa da produção científica nacional sobre o Plano Educacional Individualizado. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1-23, 2021.
- SILVA, G. L. ; CAMARGO, S. P. H. ; COSTA, D. S. ; MELLO, M. P. . Contexto histórico e político para uma ação propositiva de organização e operacionalidade do Plano Educacional Individualizado de estudantes com deficiências. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, v. 30, p. 1-31, 2022.
- ZERBATO, A. P; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, 147-155, abril-junho 2018.