Nome da Atividade
L.D.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO E OUTRAS DEFICIÊNCIAS
CÓDIGO
17360198
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina visa introduzir o aluno às tendências de métodos e princípios de pesquisa na área da educação especial, autismo e inclusão. Oferece o aprofundamento dos fundamentos teóricos e práticos de abordagens metodológicas de pesquisas experimentais de caso único (single case research), compreendendo, nesta perspectiva, as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisa educacionais voltadas para indivíduos com autismo e outras deficiências.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação e Introdução à disciplina (2 horas-aula)
Princípios e tipos de Pesquisa (2 horas-aula)
Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
Por que fazer Single case Research (SCR)? (4 horas-aula)
Principais componentes do SCR: estudo de caso x pesquisa de caso único (12 horas-aula)
Principais tipos de delineamentos de pesquisa de caso único e sua lógica (12 horas-aula)
Análise Visual dos dados (10 horas-aula)
Análise estatística dos dados: Cálculos de effect sizes (10 horas-aula)
Confiabilidade dos dados e fidelidade da Intervenção (6 horas-aula)
Validade social (6 horas-aula)
Princípios e tipos de Pesquisa (2 horas-aula)
Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
Por que fazer Single case Research (SCR)? (4 horas-aula)
Principais componentes do SCR: estudo de caso x pesquisa de caso único (12 horas-aula)
Principais tipos de delineamentos de pesquisa de caso único e sua lógica (12 horas-aula)
Análise Visual dos dados (10 horas-aula)
Análise estatística dos dados: Cálculos de effect sizes (10 horas-aula)
Confiabilidade dos dados e fidelidade da Intervenção (6 horas-aula)
Validade social (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALBERTO, P. A.; TROUTMAN, A. C., AXE, J. (2021). Applied behavior analysis for teachers (10th edition). Englewood Cliffs, NJ: Merrill/Prentice-Hall.
- LEDFORD, J. R., LAMBERT, J. M., PUSTEJOVSKY, J. E., ZIMMERMAN, K. N., HOLLINS, N., & BARTON, E. E. (2023). Single-Case-Design Research in Special Education: Next-Generation Guidelines and Considerations. Exceptional Children, 89(4), 379-396.
- HORNER, R., CARR, E., HALLE, J., MCGEE, G., ODOM, S., & WOLERY, M. (2005). The use of single-subject research to identify evidence-based practice in special education. Exceptional Children, 71, 165-179.
- KAHNG, S., CHUNG, K., GUTSHALL, K., PITTS, S. C., KAO, J., & GIROLAMI, K. (2010). Consistent visual analyses of intrasubject data. Journal of Applied Behavior Analysis, 43, 35-45.
- KRATOCHWILL, T. R.; HORNER, R.H. R; LEVIN, J. R.; MACHALICEK, W.; FERRON, J., JOHNSON, A. (2023). Single-case intervention research design standards: Additional proposed upgrades and future directions. Journal of School Psychology, 97, 192-216.
- MORIN, K. L., LINDSTRÖM, E. R., KRATOCHWILL, T. R., LEVIN, J. R., BLASKO, A., WEIR, A., NIELSEN-PHEIFFER, C. M., KELLY, S., JANUNTS, D., & HONG, E. R. (2024). Nonconcurrent Multiple-Baseline and Multiple-Probe Designs in Special Education: A Systematic Review of Current Practice and Future Directions. Exceptional Children, 90(2), 126-147.
- KING, S. A., NYLEN, B., ENDERS, O., WANG, L., & OPEOLUWA, O. (2024). Examining the impact of design-comparable effect size on the analysis of single-case design in special education. School Psychology. Advance online publication. https://doi.org/10.1037/spq0000628