Nome da Atividade
S.A.: PESQUISA-FORMAÇÃO
CÓDIGO
17360201
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O Seminário de Pesquisa-Formação visa a preparar o pós-graduando para trabalhar com narrativas autorreferentes (memoriais de formação), construídas com base em narrativas de trajetórias de vida, documentos oficiais e pessoais, escritos, cartas, diários, fotos, etc. Os objetivos visados para o seminário são: compreender o movimento de (re)construção identitária de profissionais da docência em processo de formação continuada (mestrandos e doutorandos) por meio de construção de narrativas autorreferentes (memoriais de formação), entendidas como instrumento de (auto)formação, de pesquisa e de intervenção, no contexto da formação docente; preparar formadores de professores e pesquisadores juniores (alunos de mestrado e de doutorado em educação) para a utilização de trabalho com narrativas dessa natureza na formação docente continuada, própria e de seus alunos; propiciar articulação mais orgânica das narrativas autorreferentes com conceitos afetos à formação continuada pela construção compartilhada de conhecimento dentre os integrantes do seminário. Para atingirmos os objetivos que se referem à Pesquisa-Formação, os dados e informações ão construídos no seminário conforme as seguintes fases, descritas por Josso (2004, p.88-97): fase do acordo; fase de introdução à construção da narrativa da história de formação; fase de elaboração das narrativas; fase de trabalho coletivo com as narrativas; fase de compreensão e de interpretação das narrativas; fase de balanço dos formadores e dos participantes. Essa prática narrativa não trata de operar com dimensões ou categorias a priori, mas, sim, de “colocar o sujeito da narrativa em contato consigo próprio, com esse ‘si próprio’, que tomou e continua a tomar formas múltiplas e que se transforma através delas” (JOSSO, op.cit.p.91). Nem poderia ser de outra forma, pois a compreensão em narratividade (auto)biográfica tem dimensões diferenciadas conforme a característica de cada integrante do grupo. Este movimento até sucintamente descrito é prenhe de possibilidades para a fertilização de compreensões que, partindo do conjunto das narrativas, tanto no que têm de singular, como no que apresentam de plural, atinjam abstrações que permitam teorizações sobre processos de formação continuada de professores. Como complementação do seminário serão apresentadas aos alunos metodologias afins, como as desenvolvidas por Delory-Momberger; Castañeda; Henz.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade I – A Pesquisa-Formação no âmbito da Pesquisa (auto)biográfica. (10 horas-aula)
Unidade II – A Pesquisa-Formação como estratégia teórico-empírica na formação de professores. (14 horas-aula)
Unidade III – A teoria da Pesquisa-Formação segundo Marie-Christine Josso. (16 horas-aula)
Unidade IV – O Ateliê Biográfico segundo Christine Delory-Momberger. (14 horas-aula)
Unidade V – Investigação narrativo-formativa segundo Celso Hilgo Henz. (14 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Biografização/heterobiografização: elaboração memorialística de uma personagem auto(hetero)biográfica em formação docente. Linhas Críticas,29, e47664, 2023. DOI: 10.26512/lc29202347664. Dossiê: Pesquisa narrativa no fazer ordinário da docência: múltiplas perspectivas.
  • DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133–147, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526.
  • HENZ, Celso Ilgo. DIALOGUS: no entrelaçamento das genteidades, a construção de caminhos outros como inéditos viáveis. In: GOELZER, Juliana; FREITAS, Larissa Martins; SIGNOR, Patrícia (Orgs.). Pesquisa -Auto(trans)formação com genteidades e com o mundo. Curitiba: Appris, 2023, p. 31-45.
  • JOSSO, Marie.-Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 40–54, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8423.

Página gerada em 29/03/2025 11:08:58 (consulta levou 0.074401s)