Nome da Atividade
S.A.: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS DE(S)COLONIAIS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360210
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina Epistemologias Feministas De(s)coloniais para Pensar a Educação pretende se constituir em um espaço de estudos de autoras/es e obras importantes na construção do campo feminista de(s)colonial, em diálogo com a educação. A intenção é realizar uma aproximação com estudos de(s)coloniais que contribuam para a necessária construção desse campo de estudos na área de educação e do feminismo. Para isso, busca-se uma aproximação com as bases epistemológicas do pensamento feminista de(s)colonial, incluindo suas diversas contribuições.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
UNIDADE I – Bases epistemológicas do feminismo de(s)colonial: a contribuição do feminismo negro (20 horas-aula)
O feminismo negro norte-americano: Angela Davis, bell hocks, Audre Lorde, Patrícia Hill Collins, entre outras
O feminismo negro brasileiro: Sueli Carneiro, Lelia Gonzales, Conceição Evaristo, Jurema Werneck, entre outras.
O feminismo negro latino-americano: Ochy Curiel, Yuderkis Spinosa, entre outras.
UNIDADE II – De(s)colonizar e despatriarcalizar a ciência a partir de Abya Ayala (20 horas-aula)
Construir um feminismo latino-americano: Francesca Gargallo
O triunfo da masculinidade: Margarita Pisano
Epistemologias do Sul e descolonização de gênero: Karina Bidaseca
Feminismo comunitário: Julieta Paredes
A mulher na sociedade de classes: Heleieth Saffioti
Os cativeiros das mulheres: Marcela Lagarde y de los Ríos
UNIDADE III – Feminismo e educação (20 horas-aula)
Educação popular feminista na perspectiva de Claudia Korol
Pedagogia feminista na perspectiva de Luz Maceira Ochoa
Pedagogia decolonial na perspectiva de Catherine Walsh
UNIDADE IV – Bases teórico-metodológicas feministas
De(s)colonizar o feminismo (8 horas-aula)
Elementos para se construir pesquisas feministas
O feminismo negro norte-americano: Angela Davis, bell hocks, Audre Lorde, Patrícia Hill Collins, entre outras
O feminismo negro brasileiro: Sueli Carneiro, Lelia Gonzales, Conceição Evaristo, Jurema Werneck, entre outras.
O feminismo negro latino-americano: Ochy Curiel, Yuderkis Spinosa, entre outras.
UNIDADE II – De(s)colonizar e despatriarcalizar a ciência a partir de Abya Ayala (20 horas-aula)
Construir um feminismo latino-americano: Francesca Gargallo
O triunfo da masculinidade: Margarita Pisano
Epistemologias do Sul e descolonização de gênero: Karina Bidaseca
Feminismo comunitário: Julieta Paredes
A mulher na sociedade de classes: Heleieth Saffioti
Os cativeiros das mulheres: Marcela Lagarde y de los Ríos
UNIDADE III – Feminismo e educação (20 horas-aula)
Educação popular feminista na perspectiva de Claudia Korol
Pedagogia feminista na perspectiva de Luz Maceira Ochoa
Pedagogia decolonial na perspectiva de Catherine Walsh
UNIDADE IV – Bases teórico-metodológicas feministas
De(s)colonizar o feminismo (8 horas-aula)
Elementos para se construir pesquisas feministas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVARADO, Mariana y DE OTO, Alejandro De Oto (orgs.). Metodologías en contexto : intervenciones en perspectiva feminista, poscolonial, latino-americana. 1a ed. Buenos Aires : CLACSO, 2017.
- BIDASECA, Karina Andrea. La revolución será feminista o no será: la iel del arte feminista descolonial. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.
- CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese de doutorado em Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil. 2005.
- CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados, v. 17, n.49, 2003, p.117-132.
- COLLINS, Patrícia Hill. Em direção a uma nova visão: raça, classe e gênero como categorias de análise e conexão. In: MORENO, Renata (org.). Reflexões e práticas de transformação feminista. São Paulo: SOF, 2015. p.13-42.
- CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes; SILVA, Severino Bezerra da. Educação popular e sua renovação crítica: um diálogo com as Epistemologias do Sul. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 200-220, jan./mar. 2018.
- GRAF, Norma Blazquez; PALACIOS, Fátima Flores; EVERARDO, Maribel Ríos (Orgs.). Investigación feminista Epistemología, metodología y representaciones sociales. México: UNAM, Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades, Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias,Facultad de Psicología, 2012.
- GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, No. 92/93 (jan./jun.). 1988, p. 69-82.
- GARGALLO, Francesca. Las ideas feministas latinoamericanas. México: fem-e-libros, 2004.
- GUZMÁN, Alejandra de Santiago; CABALLERO, Edith; ORTUÑO, Gabriela González (orgs.). Mujeres intelectuales: feminismos y liberación en América Latina y el Caribe. Buenos Aires: CLACSO, 2017.
- hooks, bell (1995). Intelectuais Negras. Estudos Feministas, Vol.3, No. 2: 465.
- JABARDO, Marcedes (org.). Feminismos negros: uma antologia. Madrid: traficantes de Sueños, 2012.
- KOROL, Claudia; CASTRO, Glória Cristina (orgs.). Feminismos populares: pedagogías y políticas. 1° ed. Colombia: La Fogata, América Libre.
- KOROL, Claudia (org.). Hacia una pedagogía feminista. 1a ed. Buenos Aires: El Colectivo, América Libre, 2007.
- LAGARDE Y DE LOS RÍOS, Marcela. Os cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 2.ed. México: Siglo XXI Editores, 2015.
- LORDE, Audre. Os usos da raiva: mulheres respondendo ao racismo. In: https://medium.com/arquivo-radical/os-usos-da-raiva-mulheres-respondendo-ao-racismo-f6667c8b74e7. Acesso em: 01 de maio de 2019.
- MIÑOSO, Yuderkys Espinosa, CORREAL, Diana Gómez, MUÑOZ, Karina Ochoa (orgs.). Tejiendo de otro modo: feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.
- NAVAZ, Liliana Suárez; CASTILLO, Rosalva Aída Hernández (editoras). Descolonizando el Feminismo: Teorías y Prácticas desde los Márgenes.
- PAREDES, Julieta; GUSMÁN, Adriana. El tejido de la rebeldia: qué és el feminismo comunitário? La Paz: Mujeres Creando, 2014.
- PISANO, Margarita. El triunfo de la masculinidade. México: fem-e-libros, 2004.
- SAÉNZ, Imelda Arana, RAPACCI, María Lucía. la educación popular feminista una perspectiva que se consolida. In: http://www.democraciaycooperacion.net/IMG/pdf/180b39_f0ca0085a6f98545c61b86109f0bf942.pdf. Acessado em: 19 maio 2019.
- SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão popular, 2013.
- TORRES, Georgina Méndez; et al (orgs.). Senti-pensar el género: perspectivas desde los pueblos originários. México: Red Interdisciplinaria de Investigadores de los Pueblos Indios de México, Red de Feminismos Descoloniales, 2013.
- WALSH, Catherine (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re)vivir.