Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS DE GÊNERO, TEORIA FEMINISTA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360211
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina possui como objetivo estudar categorias básicas dos estudos de gênero, privilegiando as abordagens advindas da teoria feminista na interface com a educação. Para isso, busca-se uma compreensão histórica da construção da categoria de gênero, a partir da contribuição da teoria feminista. Alguns temas a serem tratados se referem a apropriação do conceito de relações sociais de sexo; a participação histórica da mulher nos espaços públicos e privados; a invisibilidade do trabalho feminino; a maternidade e a conjugalidade na construção da identidade feminina; a escola como produtora e reprodutora das identidades de gênero. Os temas serão estudados na sua interseccionalidade com marcadores sociais como raça, etnia, classe social, poder, geração, masculinidades e sexualidades, dentre outros.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 - Construção da categoria de gênero (8 horas-aula)
- Sexo e gênero
- Patriarcado

Unidade 2 - Teoria feminista (20 horas-aula)
- Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo;
- Participação feminina nos espaços públicos e privados;
- Trabalho feminino;
- A maternidade e a conjugalidade na constituição dos papéis de gênero.

Unidade 3 - Estudos de gênero e educação (20 horas-aula)
- A escola como construtora das identidades de gênero
- Gênero e docência
- Gênero e avaliação

Unidade 4 – Gênero e outras categorias de análise (20 horas-aula)
- Gênero, classe social, raça e etnia
- Gênero e diversidade sexual
- Gênero e masculinidades

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AMORÓS, Cèlia. Espacio público, espacio privado y definiciones ideológicas de “lo masculino” y “lo femenino”. In: Feminismo: igualdad y diferencia. México: Universidad Nacional Autônoma de México, 1994, cap.1, p.21-52.
  • BAUER, Carlos. Breve história da mulher no mundo ocidental. São Paulo: Xamã; Ed. Pulsar, 2001.
  • DEL PRIORE, Mary (org.). História das mulheres no Brasil. 9.ed. São Paulo: Contexto, 2007.
  • HIRATA, Helena. Nova divisão sexual do trabalho? Um olhar voltado para a empresa e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002.
  • HIRATA, Helena; et al (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: UNESP, 2009.
  • HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007.
  • JUNQUEIRA, Rogério Diniz (org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
  • KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: EMÍLIO, Marli; et al (orgs.). Trabalho e cidadania ativa para as mulheres: desafios para as políticas públicas. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2003. p.55-63.
  • LAGARDE Y DE LOS RIOS, Marcela. Los cautiveros de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 4. ed. México: UNAM, 2005, 884 p.
  • NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. A Feminização no mundo do trabalho: entre a emancipação e a precarização. Revista Espaço Acadêmico, n.44, jan. 2005.
  • NYE, Andrea. Teoria feminista e as filosofias do homem. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995.
  • PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
  • RODRIGUES, Alexsandro; BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa (orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória: Edufes, 2013.
  • ROMÃO, Jeruse (org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005.
  • SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
  • SAFFIOTI. Patriarcado, racismo, capitalismo. In: Brasil revolucionário, São Paulo, v.10, n.26, p.33, nov.1999/fev.2000.
  • SANTOS, Sales Augusto dos (org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
  • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 5-22, jul./dez. 1990.

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