Nome da Atividade
S.A.: O USO DE MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA EM PESQUISAS QUALITATIVAS NO CAMPO EDUCATIVO
CÓDIGO
17360214
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A disciplina trata da metodologia de pesquisa qualitativa que faz uso de narrativas (auto)biográficas no campo da educação. Dessa forma, aborda metodologias e métodos que fazem uso de narrativas sobre as trajetórias de vida das pessoas. Trata de elementos importantes para investigações qualitativas que se debruçam sobre histórias de vida, como a memória, a emoção e a ética na pesquisa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade I – A pesquisa (auto)biográfica no universo das pesquisas qualitativas no campo educativo (20 horas-aula)

Unidade II – O uso da memória e das emoções nas investigações com/sobre histórias de vida (20 horas-aula)

Unidade III – As narrativas como instrumento potente nas pesquisas (auto)biográficas (20 horas aula)

Unidade IV – Aspectos éticos em pesquisas qualitativas na educação (8 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; PASSEGI, Maria da Conceição (orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo I e Tomo II. Natal: UFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.
  • ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo (orgs.). Práticas docentes e práticas de (auto)formação. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: UFRN; Salvador: EDUNEB, 2012.
  • ANPED. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro, ANPED, 2019.
  • ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
  • CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2016.
  • CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História das emoções. 3 vol. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
  • DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: UFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
  • DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: UFRN, 2012.
  • DINIZ, Débora. Plágio: palavras escondidas. Brasilia: Letras Livres; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.
  • FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas ciências sociais. Natal: EDUFRN, 2014.
  • JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
  • JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
  • MORAES, Dislane Zerbinatti; LUGLI, Rosario Silvana Genta (orgs.). Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
  • NÓVOA, António; FINGER, Mathias (orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: UFRN, 2014.
  • PASSEGI, Maria da Conceição; SÁ JUNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal: UFRN, 2021.
  • ROSENWEIN, Barbara H. História das emoções: problemas e métodos. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
  • SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos; KARNOPP, Lodenir Becker (orgs.). Ética e pesquisa em educação: questões e proposições às ciências humanas e sociais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017.
  • SOUZA, Elizeu Clementino de; GALLEGO, Rita de Cássia (orgs.). Espaços, tempos e gerações: perspectivas (auto)biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
  • SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio (orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2008.
  • SOUZA, Elizeu Clementino de; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza (orgs.). Memória, dimensões sócio-históricas e trajetórias de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS; Natal: UFRN; Salvador: EDUNEB, 2012.

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