Nome da Atividade
L.D.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA, ACERVOS E IMPRESSOS
CÓDIGO
17360217
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
A disciplina pretende refletir os diferentes instrumentos metodológicos utilizados pelos pesquisadores no campo da História da Educação. A investigação no âmbito da História da Educação é auxiliada pelas questões de memória por das narrativas de sujeitos que podem contribuir na investigação, assim como o modo de trabalhar com acervos e arquivos podem cercar determinados objetos educativos. Outra fonte importante são os impressos, jornais, revistas, almanaques e literatura que podem problematizar os processos históricoeducativos. Por isso, a disciplina pretende respaldar os diferentes aspectos teórico metodológicos na formação dos mestrandos e doutorandos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade I (10 horas-aula)
História da Educação e História 9 Constituição da História da Educação como campo investigativo. Correntes teóricas metodológicas da área. Importância e especificidade dos instrumentos metodológicos na História da Educação
Unidade II (14 horas-aula)
Memória e narrativas Conceituação, sujeitos e fontes.
Unidade III (14 horas-aula)
Uso de acervos como documentos.
Unidade IV (12 horas-aula)
Uso de impressos, jornais periódicos na análise teórica 10 metodológica
Unidade V (12 horas-aula)
Uso das fotografias como suporte metodológico
Avaliação e discussão da disciplina (6 horas-aula)
História da Educação e História 9 Constituição da História da Educação como campo investigativo. Correntes teóricas metodológicas da área. Importância e especificidade dos instrumentos metodológicos na História da Educação
Unidade II (14 horas-aula)
Memória e narrativas Conceituação, sujeitos e fontes.
Unidade III (14 horas-aula)
Uso de acervos como documentos.
Unidade IV (12 horas-aula)
Uso de impressos, jornais periódicos na análise teórica 10 metodológica
Unidade V (12 horas-aula)
Uso das fotografias como suporte metodológico
Avaliação e discussão da disciplina (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassannezi (org). Fontes Históricas. 2ª ed. São Paulo,Contexto, 2010.
- BENCOSTTA, Marcus Levy. Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História (São Paulo) v.30, n.1, p. 397-411, jan/jun 2011.
- BORGES, Maria Eliza Linhares. Fotografia: desafios da interdisciplinaridade. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXI, n. 2, p. 41-51, dezembro 2005.
- BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagens. Bauru, EDUSC, 2004. Introdução, Capítulo 1, 2 e 11.
- CANDOU, Joel. Memória e identidade. São Paulo, Contexto, 2014. p.105-178.
- CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4º ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 295-316.
- CIAVATTA, Maria. A cultura material escolar em trabalho e educação: a memória fotográfica de sua transformação. Educ. e Filos. Uberlândia, v. 23, n. 46, p. 37-72, jul./dez. 2009.
- FERRREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1996. p.65-162.
- GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do Tempo e Recantos da Memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo, Oikos, 2012.
- LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In.: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campins: SP: Editora da Unicamp, 2013. P. 485-492.
- HALBWACHS Maurice. A memória coletiva. São Paulo, Vértice Editora, 1990, p. 25-52. AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História, São Paulo, 14: 125- 136.1995.
- LOPES, Elaine e GALVÃO, Ana. Território Plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo, Atica, 2010.
- LUCA, Tânia Regina. Fontes impressas: história dos, nos e por meio dos periódicos. In: BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos.In: PINSKY, Carla Bassannezi (org). Fontes Históricas. 2ª ed. São Paulo, Contexto, 2010.
- RIBEIRO, Magda. Uma vida iluminada: trajetórias sociais de pessoas e objetos na reconstrução da memória. Revista Proa, nº 2 , v 1, 2010.
- SOUZA, Rosa Fátima de. Fotografias escolares: a leitura de imagens na história da escola primária. Educar, Curitiba, n.18, p. 75-101. 2001. Editora da UFPR.
- VIDAL, Diana Gonçalves e FARIA FILHO, Luciano Mendes de . História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 45, pp. 37-70 - 2003.