Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360223
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
O Seminário Avançado de Estudos Culturais em Educação propõe discutir as contribuições dos Estudos Culturais para a pesquisa no campo educacional, com ênfase nos fundamentos teórico-metodológicos e na análise de processos pedagógicos e práticas culturais. Ademais, o seminário busca mapear e articular as conexões entre os Estudos Culturais em Educação e os Estudos Foucaultianos e Pós-Estruturalistas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
1. Introdução aos Estudos Culturais: origem, desenvolvimento e principais autores. (12 horas-aula)
2. Conceitos e marcadores nos Estudos Culturais: cultura, representação, identidade e diferença. (14 horas-aula)
3. Estudos Culturais em Educação: conceitos e abordagens. (14 horas-aula)
4. Estudos Culturais em Educação e Estudos Foucaultianos. (14 horas-aula)
5. Estudos Culturais em Educação e perspectivas Pós-Estruturalistas. (14 horas-aula)
2. Conceitos e marcadores nos Estudos Culturais: cultura, representação, identidade e diferença. (14 horas-aula)
3. Estudos Culturais em Educação: conceitos e abordagens. (14 horas-aula)
4. Estudos Culturais em Educação e Estudos Foucaultianos. (14 horas-aula)
5. Estudos Culturais em Educação e perspectivas Pós-Estruturalistas. (14 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRADE, Paula D. de; CAMOZZATO, Viviane C.; CARVALHO, Rodrigo S. de. Pedagogias Culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2016.
- BARKER, Chris. Cultural Studies – theory and practice. Third edition. London: Sage Publications, 2008.
- BONIN, Iara Tatiana; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Por que Estudos Culturais Educação & Realidade, v. 45, p. 1-22, 2020.
- COSTA, Marisa V.; BUJES, Maria Isabel E. (orgs.) Caminhos investigativos III. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; SOMMER, Luís Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, n. 23, p. 36 –61, maio/jun/jul/ago, 2003.
- EAGLETON, Terry. Depois da teoria. Um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
- FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault. Arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
- FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
- HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, nº 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pósmodernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
- HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.
- KIRCHOF, Edgar Roberto: WORTMANN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa Vorraber (orgs). Estudos Culturais & educação. Contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Ulbra, 2015.
- PARAISO, Marlucy (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
- SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos; KARNOPP, Lodenir Becker; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. (Orgs.). O que são estudos culturais hoje? Diferentes praticantes retomam a pergunta do International Journal of Cultural Studies. São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2022.
- SILVA, Tomaz T. da (Org. e trad.). . O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
- SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org). Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.
- VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & Educação. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011