Nome da Atividade
S.A.: PROCESSOS DE NORMALIZAÇÃO: OS INFAMES DA HISTÓRIA
CÓDIGO
17360226
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Estudo genealógico dos infames e invisíveis da história na sociedade brasileira: pobres, escravos e deficientes. Os processos de produção e circulação do discurso psicopedagógico moderno. Estabelece um movimento de desnaturalização e problematização das marcas dos corpos de indivíduos e que os situa em processos de in/exclusão.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Genealogia e a história em Foucault (12 horas-aula)
Monstros e degenerados (12 horas-aula)
Os tribunais: inquisição e eugenia (12 horas-aula)
Corpo cativo e corpo assujeitado: as marcas da deficiência (12 horas-aula)
A exclusão colonial (10 horas-aula)
A inclusão institucional (10 horas-aula)
Monstros e degenerados (12 horas-aula)
Os tribunais: inquisição e eugenia (12 horas-aula)
Corpo cativo e corpo assujeitado: as marcas da deficiência (12 horas-aula)
A exclusão colonial (10 horas-aula)
A inclusão institucional (10 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERNANDES, Frederico Garcia (coord. ) Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica/Grupo de Trabalho de Ética em Pesquisa ; FCHSSALLA (2022-2023) . Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2024. — 28 p Disponivel: https://www.cgee.org.br/documents/10195/11009772/CGEE_FCHSSALL A_diret_etica_pesq_integ_cient.pdf
- SANTOS, L. H. S.; KARNOPP, L. Ética e Pesquisa em Educação: questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2017
- Dossiê: Ética e História Oral”, publicado na Revista História Oral (v. 17, n. 2, 2014)
- Dossiê “Comitês de Ética em Pesquisa: caminhos e descaminhos teóricometodológicos”, publicado na Revista Brasileira de Sociologia, (v. 3, n. 5, 2015)
- Dossiê “Ética e pesquisa com imagens”, publicada na Revista Teias (v. 14, n. 42, 2015)
- Seção temática “A ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: continuando o debate, publicada na Revista Práxis Educativa (v. 12, n, 1, 2017)
- Resolução n. 466/2012 - Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos
- Ética e pesquisaem Educação (subsídios). Comissão de Ética em Pesquisa da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED.V1 (2019), V2 (2021) e V3 (2023). Disponível: https://anped.org.br/e-books/