Nome da Atividade
S.A.: SABERES SUBALTERNOS E EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL
CÓDIGO
17360228
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Obras seminais sobre os Estudos Pós-Coloniais e Estudos Subalternos. Epistemologia decolonial: geopolítica do conhecimento, colonialidade do poder e desobediência epistêmica. Contribuições aos estudos feministas. Práticas de pesquisa embasadas na perspectiva decolonial.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Estudos pós-coloniais / decoloniais e saberes subalternos - Retrato do colonizador e do colonizado (Albert Memmi) - Sobre a violência: os condenados da terra (Frantz Fanon) - Pedagogia do oprimido (Paulo Freire) - Pode o subalterno falar? (Gayatri Spivak) - entre outros (20 horas-aula)

Epistemologia decolonial - América Latina e o giro decolonial - Geopolítica do conhecimento e Colonialidade do poder - Desobediência epistêmica (20 horas-aula)

Contribuições ao feminismo - Gênero como categoria de análise decolonial - Feminismo decolonial - Teoria queer e o pensamento decolonial (16 horas-aula)

Práticas de pesquisa - Metodologias participativas de pesquisa e educação popular - Círculos epistemológicos (12 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDREOLA, Balduino; LOPES, Silva Ronaldo. Dimensões Psicológicas e Epistemológicas da obra de Freire. Revista Diálogo. Canoas, n. 22, abr. 2013. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/1040
  • AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? Belo Horizonte: Letramento, 2018
  • ANZALDÚA, Gloria. La consciência de la mestiza/Rumo a uma nova consciência. Estudos Feministas, vol 13, n. 3. Set.-dez. 2005.
  • BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 11, p. 89-117, mai-ago. 2013.
  • BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
  • BERNARDINO-COSTA, Joaze. Saberes subalternos e decolonialidade: os sindicatos das trabalhadoras domésticas do Brasil. Editora da UNB, 2015.
  • DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado. Vol. 31, n. 1. Jan.-abr. 2016.
  • FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FREIRE, Paulo; HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando. Conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003
  • GOMES, Camilla de Magalhães. Gênero como categoria de análise decolonial. Civitas, Porto Alegre, v. 18, n. 01, p. 65-82, jan.-abr. 2018.
  • HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
  • HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
  • LUGONES, María. Rumo a um feminismo decolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22., n. 03. Set.-dez. 2014.
  • MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, Vol 80. Mar 2008.
  • MEMMI. Albert. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007
  • MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. RBCS. Vol 32, n 94, jun 2017.
  • MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.
  • OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • PENNA, Camila. Paulo Freire no Pensamento Deolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial Latino-Americana. Revista de Estudos e pesquisas sobre as Américas. V.8, n.2. 2014.
  • PEREIRA, Pedro Paulo Gomes. Queer decolonial: quando as teorias viajam. Contemporânea. V. 5, n.2 p. 411-437. Jul.-dez. 2015
  • PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Pela vida, pela dignidade e pelo território: um novo léxico teórico político desde as lutas sociais na América Latina/Abya Yala/Quilombola. Polis. Revista Latinoamericana. V.41. 2015
  • QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. Perspectivas latino americanas. CLACSO, 2005.
  • ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia Dialógica. São Paulo: Cortez, 2007
  • ROMÃO, José Eustáquio; CABRAL, Ivone Evangelista; CARRÃO, Eduardo; COELHO, Edgar. Círculo epistemológico: círculo de cultura como metodologia de pesquisa. Revista Educação & Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Educação: Universidade Metodista de São Paulo. V. 1, n.1. São Bernardo do Campo :UMESP, 1998.
  • SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.
  • SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. Editora Afrontamento, 1987.
  • SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
  • STRECK, Danilo Romeu. Metodologias participativas de pesquisa e educação popular: reflexões sobre critérios de qualidade. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.58, pp.537-547.
  • TORRES, Carlos; GUTIÉRREZ, Francisco; ROMÃO, José Eustáquio; GADOTTI, Moacir; GARCIA, Walter Esteves. Reinventando Paulo Freire no século 21. São Paulo: Editora e livraria Instituto Paulo Freire, 2008.
  • WALSH, Catharine. Interculturalidade crítica e educação intercultural. Exposição apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, organizado pelo Instituto Internacional de Integración del Vonvenio Andrés Bello, La Paz, 9-11 mar de 2009.
  • WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [S.l.], v. 26, p. 83, jul. 2018. ISSN 1068-2341. Disponível em: .

Página gerada em 29/03/2025 11:17:49 (consulta levou 0.077802s)