Nome da Atividade
S.A.: FONTES E NARRATIVAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360234
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina analisa as possibilidades de uso dos arquivos, fontes (escritas, orais e iconográficas) e narrativas em História da Educação, visando uma abordagem sobre os métodos e técnicas utilizados pelos pesquisadores.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Discutir e fundamentar a escrita no campo da História da Educação, referenciada na História Cultural 12 horas-aula
Abordar aspectos da “operação historiográfica” (M. De Certeau) enfocando o trabalho do historiador da educação 12 horas-aula
Os acervos e arquivos para História da Educação 12 horas-aula
As fontes/ documentos 12 horas-aula
As narrativas em História da Educação 12 horas-aula
Avaliação e discussão da disciplina 08 horas-aula

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARROS, José D´Assunção. O Projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
  • BARROS, José D´Assunção. Fontes históricas. Petrópolis, RJ:Vozes, 2019.
  • BOUTIER, Jean [e] JULIA, Dominique (org.). Passados recompostos: campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora UFRJ:Editora FGV, 1998
  • BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas. 2ºed. São Paulo: UNESP, 1992.
  • CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
  • FARGE, Arlete. O sabor do arquivo. Editora EDUSP, 2009
  • GUIMARÃES, Valéria. Entrevista com Roger Chartier - Representações das práticas, práticas da representação. História. (São Paulo), v.40, 2021, p. 1 a 11.
  • LE GOFF, Jacques. História e Memória. 7ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2013.
  • NOVAIS, Fernando; SILVA, Rogério. Nova História em Pespectiva. Cosac & Naify. São Paulo, 2011.
  • PINSKY, Carla Bussanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo.Contexto, 2005
  • REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação. Campinas, São Paulo: Editora Autores Associados.
  • REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. ASPHE. Associação Sul -riograndense de História da Educação. Porto Alegre. Editora da UFRGS.
  • REVISTA CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Uberlândia. Editora EPUb
  • RICOUER Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campina, SP. Editora UNICAMP, 2007

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