Nome da Atividade
ENSINO E APRENDIZAGEM
CÓDIGO
17360235
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
As principais teorias da aprendizagem estudadas na atualidade e seus reflexos no ensino de Matemática e Ciências. Aspectos do desenvolvimento humano necessários para entender o sujeito que aprende.
Objetivos
Objetivo Geral:
Levar os estudantes a construir uma visão global sobre as principais teorias contemporâneas da aprendizagem e seus reflexos no ensino.Conteúdo Programático
O que se entende por aprendizagem?
O sistema de aprendizagem: resultados, processos e condições.
A aprendizagem na visão da Epistemologia Genética.
A aprendizagem na visão do Comportamentalismo.
A aprendizagem na visão da Teoria Histórico-Cultural.
Fatores que afetam a aprendizagem na visão da Psicanálise.
Discussão acerca de práticas de ensino embasadas pelas diferentes teorias da aprendizagem.
Procedimentos
A disciplina será desenvolvida a partir de discussões, em sala de aula, baseadas em leituras previamente realizadas. Haverá um exercício de aplicação das teorias estudadas (preparação de uma aula).
Será realizado tanto a partir do processo, quanto a partir do trabalho final apresentado e escrito, com fundamentação teórica para as ações planejadas.
Considerar-se-á a participação nas discussões assim como a presença, na avaliação do estudante.
O sistema de aprendizagem: resultados, processos e condições.
A aprendizagem na visão da Epistemologia Genética.
A aprendizagem na visão do Comportamentalismo.
A aprendizagem na visão da Teoria Histórico-Cultural.
Fatores que afetam a aprendizagem na visão da Psicanálise.
Discussão acerca de práticas de ensino embasadas pelas diferentes teorias da aprendizagem.
Procedimentos
A disciplina será desenvolvida a partir de discussões, em sala de aula, baseadas em leituras previamente realizadas. Haverá um exercício de aplicação das teorias estudadas (preparação de uma aula).
Será realizado tanto a partir do processo, quanto a partir do trabalho final apresentado e escrito, com fundamentação teórica para as ações planejadas.
Considerar-se-á a participação nas discussões assim como a presença, na avaliação do estudante.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO E APRENDIZAGEM | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) |