Nome da Disciplina
UNIDADE CUIDADO ENFERM. VII - ATENÇÃO BÁSICA / MAT. INFANTIL
CÓDIGO
18880006
Carga Horária
405 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
27
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
7
CRÉDITOS
27
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Avança, Retém,
Infrequente

Ementa

Componente teórico-prático que permite a discussão da saúde na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva do cuidado à mulher, à criança, o contexto da família e da comunidade. Possibilita ao aluno, por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e do uso da epidemiologia, competências e habilidades para planejar, desenvolver e avaliar as ações de promoção da saúde, prevenção da doença e tratamento de agravos à mulher e à criança. As atividades serão desenvolvidas no contexto hospitalar e comunitário, pautando-se em princípios éticos, legais, científicos, e de humanização da assistência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Desenvolver as seguintes competências:
• Cuidado às necessidades em saúde com ênfase na mulher, na criança, na família e na comunidade.
• Organização do trabalho em saúde nos cenários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitalar.
• Investigação cientifica.

Objetivo específico
Desenvolver as seguintes habilidades:
• Discute o processo de ensino-aprendizagem, ocorrido durante a vivência prática na UBS, Unidade Obstétrica e Unidade Pediátrica articulado na perspectiva do cuidado à mulher, à criança, à família e a comunidade;
• Compreende e participa do processo de trabalho da equipe, demonstrando iniciativa, cooperação e comunicação;
• Compreende a Enfermagem como parte do trabalho em saúde, pautada em princípios éticos, legais, científicos e de humanização.
• Reconhece e respeita as normas, rotinas e organização na UBS, Unidade Obstétrica e Unidade Pediátrica;
• Realiza registros nos prontuários utilizando a SAE, com clareza e objetividade;
• Apresenta conhecimento técnico-científico para realizar Consulta de Enfermagem nos Programas de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança;
• Realiza a Consulta de Enfermagem na Saúde da mulher com enfoque nas linhas de cuidado: no pré-natal, parto, nascimento e puerpério humanizados, rastreamento do Ca de mama e colo uterino, violência, intercorrências na menopausa e puerpério, planejamento familiar e saúde mental
• Realiza a Consulta de Enfermagem na saúde da criança com enfoque nas Linhas de cuidado: nascimento saudável, desenvolvimento e crescimento, alimentação saudável, doenças prevalentes na infância e violência infantil.
• Reconhece as prioridades no atendimento aos indivíduos, família e comunidade;
• Planeja, desenvolve e avalia as ações de caráter individual e coletivo voltadas para a promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos, considerando a especificidade da mulher, criança, família e comunidade e dos determinantes sociais do processo saúde-doença;
• Promove a qualidade do cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde;
• Realiza procedimentos de enfermagem utilizando medidas de biossegurança e técnicas assépticas e seguras;
• Correlaciona a dinâmica da unidade de internação obstétrica e pediátrica com os demais setores da instituição e com a rede de serviços de saúde;
• Elabora e orienta o plano de alta hospitalar, utilizando o sistema de referência e contra referência;
• Identifica e encaminha situações que necessitam de atendimento complementar, garantindo a integralidade do cuidado;
• Estabelece vínculos e relações de ajuda à mulher, à criança e suas famílias no contexto dos serviços (UBS, Unidades Obstétrica e Pediátrica);
• Articula criticamente os conhecimentos científicos com a prática de cuidado à mulher, recém-nascido, criança e família;
• Socializa o conhecimento científico com o grupo e equipe de saúde;
• Apresenta portfólio atualizado, com clareza nas anotações incluindo buscas em fontes científicas atualizadas e uso da língua portuguesa de forma adequada.
• Apresenta capacidade de fazer e receber critica.

Conteúdo Programático

O componente curricular “Unidade de Cuidado em Enfermagem VII - Atenção Básica e Hospitalar na Área Materno Infantil” será desenvolvido em seis momentos:

1. Teórico: O componente teórico abordará os conhecimentos e fazeres específicos do campo da atenção básica, unidade obstétrica e pediátrica. Os encontros teóricos serão desenvolvidos por meio de aulas expositivas, simulações e dramatizações em sala de aula, seminários e discussões em grupo, com duração de três horas semanais, na sexta feira, totalizando 51h.

2. Prática do Cuidado: Será desenvolvida em quatro cenários, divididos entre a Unidade Obstétrica, Unidade Pediátrica e a Unidade Básica de Saúde, Simulação de acordo com a semana típica do componente curricular. O aluno vivenciará a dinâmica do serviço e o cuidado em saúde sob supervisão de um facilitador. Cada cenário da prática do cuidado terá turnos com 4h de duração, exceto simulação que será de 2h. O total da carga horária de cada cenário prático, UBS, Pediatria e Unidade Obstétrica deverá ser, respectivamente, 136h, 68h, 68h.

3. Síntese da Prática: Será desenvolvida semanalmente em três grupos, com encontros de duas horas de duração, de maneira a problematizar a vivência prática, confrontando-a com os conhecimentos teóricos, totalizando 34h.

4. Caso de Papel: A dinâmica em sala de aula utilizará o caso de papel como disparador para a realização de buscas (instrumentação teórica) pelo discente sobre um tema proposto a ser discutido a partir da formulação conjunta de questões de aprendizagem. Os casos de papel serão desenvolvidos em três grupos, com dois encontros semanais de duas horas, um encontro para abertura e um para o encerramento do caso, totalizando 68h.

5. Portfólio: A construção do portfólio é uma das atividades previstas no campo prático como um balizador para a avaliação. Periodicamente (quinzenalmente) serão realizados feedbacks das atividades a fim de subsidiar a avaliação final. Cada aluno deverá realizar uma articulação de sua vivência com ou nos diferentes cenários (teóricos e práticos) apontando, potencialidades e fragilidades com o propósito de demonstrar as áreas de crescimento.

6. Simulação: As atividades desenvolvidas nos laboratórios serão sustentadas na relação entre o fazer, com a prática de habilidades e o pensamento reflexivo, buscando criar um cenário integrador para o cuidado de enfermagem. Serão realizadas estações de simulação a fim de subsidiar a avaliação final. O aluno deverá participar destas atividades desenvolvendo habilidades técnicas/cognitivas e não cognitivas, relacionando-as ao contexto teórico que as fundamentam, com o propósito de desenvolver capacidade de reflexão crítica e tomada de decisão. A Simulação da prática acontecerá em grupo de 6 a 8 alunos, com encontros semanais de 2h, totalizando 34h.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARROS, Sonia Maria Oliveira de. Enfermagem obstétrica e Ginecológica. 2. Ed. São Paulo, Roca Ltda. 2009. (4 exemplares)
  • CAMPOS, G.W.S., et al. Tratado de Saúde Coletiva. Hucitec, São Paulo; Ed. Fiocruz, Rio de Janeiro, 2015. (3 exemplares)
  • LOWDERMILK, D.L.; PERRY, S.E.; BOBAK, I.M. O cuidado em enfermagem materna. 5.ed. Porto Alegre: Artmed Edtora, 2002. (7 exemplares)
  • HOCKENBERRY, M.J. Wong. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 9ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 1142p. (3 exemplares)

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Área Técnica de Saúde da mulher. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_pre_natal_puerperio_3ed.pdf
  • ____. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do cólo do útero e da mama. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica no 13). Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf
  • ____. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. (Série A. Normas e Manuais Técnicos. Caderno de Atenção Básica no 23). Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf
  • ¬¬____. Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes nacionais para prevenção e controle de epidemias de dengue. Departamento de Vigilância Epidemiológica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_prevencao_controle_dengue.pdf
  • ___. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Cadernos de Atenção Básica, n°32 / Ministério da saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
  • ___. Ministério da Saúde. Programa de Humanização no pré-natal e nascimento/Ministério da Saúde. Secretaria Executiva . Reimpressão. Brasília: Ministério da saúde, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/parto.pdf
  • ___. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização, Formação e Intervenção /Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização, Brasília. Ministério da Saúde, 2010. Disponível: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizaSUS.pdf
  • ____. Ministério da Saúde. Manual de procedimentos para vacinação. Brasília, Ministério da Saúde. 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/funasa/manu_proced_vac.pdf
  • ____. AIDPI – Atenção Integrada ás Doenças prevalentes na infância/Curso de Capacitação/Módulos 2,3 e 6/ Ministério da Saúde organização Mundial de Saúde, Organização Pam Americana da saúde – 2 edição, Brasília: Ministério da saúde 2003. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/aidpi_mod3.pdf, http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/aidpi6_1.pdf e http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/aidpi2_1.pdf
  • ____. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil/ Ministério da Saúde, Secretaria da atenção à Saúde. Departamento de Ações programáticas Estratégicas – Brasília: Ministério da Saúde. 2005. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_compro_crianca.pdf
  • ____. Política Nacional de atenção à saúde da mulher: plano de ação 2004 a 2007/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas - Brasília: Ministério da Saúde, 2004(a). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher2.pdf
  • ____. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/09/Microcefalia---Protocolo-de-vigil--ncia-e-resposta---vers--o-1----09dez2015-8h.pdf

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 6 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
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16:00 - 16:50
M2 2020 / 1 7 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
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M3 2020 / 1 7 7 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
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M4 2020 / 1 6 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
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M5 2020 / 1 6 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
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15:10 - 16:00
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M6 2020 / 1 6 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
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M7 2020 / 1 6 6 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
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16:00 - 16:50

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
UNID CUIDADO ENF. VII - AT BÁS/MAT INFANTIL Enfermagem (Bacharelado)

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