Nome da Atividade
UNIDADE CUIDADO ENFERM. VIII - ATENÇÃO BÁS/GEST/SAÚDE MENT
CÓDIGO
18880007
Carga Horária
360 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
24
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
24
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Avança, Retém,
Infrequente
Ementa
Desenvolve atividades de gestão e assistência na Atenção Básica, em saúde mental e no modelo da Atenção Psicossocial, instrumentalizando o acadêmico para a atuação nos cenários da política de saúde do país.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo Geral:Desenvolver as seguintes Competências:
Saúde: Cuidado As Necessidades Individuais em Saúde
Saúde: Cuidado As Necessidades Coletivas em Saúde
Gestão: Organização do Trabalho em Saúde
Investigação Científica
Objetivo Específico:
Desenvolver as seguintes Habilidades:
- Realiza entrevista demonstrando conhecimentos das técnicas de comunicação e relacionamento terapêutico.
- Realiza o exame do Estado Mental e alterações (funções psíquicas).
- Avalia as necessidades em saúde do indivíduo.
- Planeja ações estabelecendo um plano terapêutico singular/individual.
- Intervém responsabilizando-se pela qualidade do cuidado de enfermagem.
- Demonstra conhecimento técnico científico no momento de avaliação, planejamento e intervenção.
- Atua utilizando as medidas de biossegurança (uso de jaleco, identificação, material de bolso, apresentação pessoal).
- Atua respeitando os preceitos éticos em relação aos usuários, colegas e equipe de saúde (sigilo, privacidade, respeito ao outro).
- Realiza registro de informações e ações desenvolvidas de forma clara e organizada, utilizando linguagem científica e articulando os conhecimentos adquiridos.
- Identifica as necessidades em saúde do território.
- Planeja ações utilizando os recursos existentes no território.
- Desenvolve ações coletivas responsabilizando-se pela qualidade do cuidado.
- Avalia o plano de intervenção coletiva de forma dinâmica e integrada (discussões coletivas com a equipe e acadêmicos).
- Participa das atividades demonstrando comprometimento, iniciativa e crítica.
- Demonstra assiduidade e pontualidade.
- Demonstra liderança (capacidade de motivação e mobilização dos colegas e equipe, capacidade de coordenar processos de trabalho e assumir responsabilidades).
- Demonstra capacidade de negociação, articulação e comunicação (com os colegas, equipe de saúde dos serviços do território, comunidade).
- Demonstra capacidade de tomada de decisão.
- Realiza gestão do serviço (avalia, planeja e realiza ações utilizando sistemas de informação).
- Demonstra conhecimento acerca das políticas públicas (financiamento, linhas de cuidado e Redes de Atenção, PMAQ, Pacto pela Saúde, reforma Psiquiátrica) no momento de avaliação, planejamento e intervenção.
- Realiza gestão do cuidado (continuidade das ações e articulação dos recursos disponíveis).
- Demonstra cooperação visando contribuir com o serviço.
- Planeja e desenvolve atividades de Educação Permanente atentando para a realidade vivenciada nos serviços
- Demonstra iniciativa na busca de conhecimentos (teoria, instrumentos, técnicas para viabilizar o processo de trabalho).
- Traz buscas, discute e compartilha o conhecimento, demonstrando capacidade de entendimento e crítica.
- Registra no portfólio de forma articulada e crítica os conhecimentos da literatura científica e as práticas nos diferentes cenários de aprendizagem.
Conteúdo Programático
Conteúdos
• Políticas públicas de saúde – (1. Gestão na atenção básica. 2. Política de saúde mental, 3. Reforma Psiquiátrica 4. Legislação, 5. Linha de cuidado nas condições crónicas, 6. Pacto pela Saúde, 7. Financiamento, 8. Sistema de Informação em Saúde, 9. Educação Permanente).
• Principais agravos na saúde mental: álcool e drogas, esquizofrenia, transtornos de humor, depressão.
• Processo de trabalho na Atenção Básica e CAPS
• Planejamento (Planejamento, assistência e avaliação de programas: adulto; PTS, PMAQ/AMQ).
• Gestão do Sistema de Saúde (Gestão da atenção básica; Controle Social; Relatórios de gestão; Financiamento em saúde).
• Educação permanente
• Políticas públicas de saúde – (1. Gestão na atenção básica. 2. Política de saúde mental, 3. Reforma Psiquiátrica 4. Legislação, 5. Linha de cuidado nas condições crónicas, 6. Pacto pela Saúde, 7. Financiamento, 8. Sistema de Informação em Saúde, 9. Educação Permanente).
• Principais agravos na saúde mental: álcool e drogas, esquizofrenia, transtornos de humor, depressão.
• Processo de trabalho na Atenção Básica e CAPS
• Planejamento (Planejamento, assistência e avaliação de programas: adulto; PTS, PMAQ/AMQ).
• Gestão do Sistema de Saúde (Gestão da atenção básica; Controle Social; Relatórios de gestão; Financiamento em saúde).
• Educação permanente
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL, MS, PNH. Gestão participativa e co-gestão. Brasília, 2004 (Cartilhas PNH) BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/humanizacao/pub_destaques.php
- BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/politica_promocao_saude.pdf
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
- BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Geral de Saúde Mental. Coordenação de Gestão da Atenção Básica. Saúde Mental e Atenção Básica: o vínculo e o diálogo necessários e inclusão das ações de saúde mental na atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2003
- CAMPOS, Gastão W. de Sousa. “Subjetividade e Administração de Pessoal: considerações sobre modos de gerenciar o trabalho em equipes de saúde”. In: ONOCKO, R & MERHY, E. Agir em Saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 1997.
- CAMPOS, Gastão W. de Sousa. Um método para análise e co-gestão de coletivos – a construção do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o Método da Roda. São Paulo: Hucitec, 2000.
- CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; DOMITTI, Ana Carla. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública , Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, 2007 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102
- CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; MINAYO, Maria Cecília de Souza; AKERMAN, Marco; DRUMOND JÚNIOR, Marcos; CARVALHO, Yara Maria de (orgs). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2006.
- Cartilha de redução de danos para agentes comunitários de saúde. Diminuir para somar – ajudar a reduzir danos é aumentar as possibilidades de cuidados aos usuários de drogas. Prefeitura do Rio de Janeiro. Ruben César Fernandes e Samantha Pereira França (Supervisão Geral). Sd.
- COIMBRA, V. C. C.; KANTORSKI, L. P. O acolhimento em centro de atenção psicossocial. Revista Eletrônica de Enfermagem, jan./abril 2005, vol.13, no.1, p.57-62.
- DALGALARRONDO, P. Entrevista. A entrevista com o paciente: anamnese psicopatológica. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
- Guia prático sobre uso, abuso e dependência de substâncias psicotrópicas para educadores e profissionais da saúde. Ana Cecília Roselli Petta Marques (ABEAD) e Marcelo ribeiro (UNIFESP). Prefeitura da cidade de São Paulo, 2006.
- KANTORSKI, L. P. SCHRANK, G. ; WILLRICH, J. Q. . Avaliação das Funções Psíquicas - orientações e cuidados de enfermagem. Revista Técnico-científica de Enfermagem, Curitiba, v. 3, n. 12, p. 395-405, 2005. ISSN/ ISBN: 16777271
- KAPLAN, H.; SADOCK, B. Compêndio de Psiquiatria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984
- LARANJEIRA, R. Abuso e Dependência do Álcool - Diagnóstico e Tratamento Farmacológico. In: Focchi e col., editores. Dependência química: novos modelos de tratamento. São Paulo: Roca; 2001. p. 01-18.
- MERHY, Emerson Elias. Saúde: cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2002. Capítulo 2: A micropolítica do trabalho vivo em ato: uma questão institucional e território de tecnologias leves.
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006. Divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS e aprova as Diretrizes Operacionais do referido Pacto. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2006/GM/GM-399.htm
- OLIVEIRA, A. G. B.; ALESSI, N. P. O trabalho de enfermagem em saúde mental: contradições e potencialidades atuais. Revista Latino-Americana de Enfermagem [online]. 2003, v. 11, n. 3, pp. 333-340.
- OLIVEIRA, J. M. ; LIMA, R. P. O Exame do Estado Mental. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 2000.
- Prevenção do suicídio – manual dirigido as equipes de profissionais da saúde mental. Organizadores: Carlos Felipe D Oliveira e Neury José Botega. Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e Universidade estadual de Campinas, 2006.
- SOUZA, R. C.; PEREIRA, M. A.; KANTORSKI, L. P. Escuta terapêutica: instrumento essencial para o cuidado em enfermagem. Revista de Enfermagem da UERJ, 2003; v.11: 92-97.
- STARFIELD, Bárbara. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002 (caps. 1 e 2).
- STEFANELLI, M. C. Comunicação com paciente – teoria e ensino. 2ed. São Paulo: Ed. Robe, 1993.
- STEFANELLI, MC; FUKUDA, IMK; ARANTE, S EC. Enfermagem Psiquiátrica nas suas dimensões assistenciais. São Paulo: Manole; 2008.
- STUART, G. W; LARAIA, M. T. Enfermagem Psiquiátrica – princípios e prática. 6 ed. ARTMED, Porto Alegre, 2001.
- TAYLOR, C. M. Fundamentos de Enfermagem Psiquiátrica. 13 ed. Artes Médicas, 1992.
- TAYLOR, C. M. Fundamentos de Enfermagem Psiquiátrica. 13 ed. Artes Médicas, 1992.
- TEIXEIRA, Carmem Fontes; SOLLA, Jorge Pereira. Modelo de atenção à saúde no SUS: trajetória do debate conceitual, situação atual, desafios e perspectivas. In: LIMA, NT.; GERSCHMAN, S.; EDLER, FC; SUÁREZ, JM. (orgs). Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
- TEIXEIRA, Carmem Fontes; SOLLA, Jorge Pereira. Modelo de atenção à saúde no SUS: trajetória do debate conceitual, situação atual, desafios e perspectivas. In: LIMA, NT.; GERSCHMAN, S.; EDLER, FC; SUÁREZ, JM. (orgs). Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
- TESTA, Mario. Pensar em saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
- Townsend, M. C. Enfermagem Psiquiátrica – conceitos e cuidados. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabra Koogan, 2002. (Capítulo 19: Psicofarmacologia. P. 232-255).
- VIDEBECK; S. L. Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
Bibliografia Complementar:
- AMARANTE, P. Loucos pela Vida - a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de janeiro: SDE/ENSP, 1995.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=925
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. Brasília, 07 a 10 de novembro de 2005.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Atenção à Saúde. Legislação em saúde mental: 1990-2004. Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Secretaria de Atenção à Saúde. 5. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
- KAPCZINSKI, F. et al. Emergências Psiquiátricas. ARTMED, Porto Alegre, 2001
- VALLADARES, A. C. A.; LAPPANN-BOTTI, N. C.; MELLO, R.; KANTORSKI, L. P.; SCATENA, M. C. M. Reabilitação psicossocial através das oficinas terapêuticas e/ou cooperativas sociais. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 5 n. 1 p. 04 – 09, 2003. Disponível em http:/www.fen.ufg.br/Revista.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M3 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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JANAINA QUINZEN WILLRICH Professor responsável pela turma GABRIELA LOBATO DE SOUZA Professor Regente POLIANA FARIAS ALVES Professor Regente LUCIANE PRADO KANTORSKI Professor Regente DIOGO HENRIQUE TAVARES Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente ALINE BASSO DA SILVA Professor Regente |
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M1 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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ALINE BASSO DA SILVA Professor Regente POLIANA FARIAS ALVES Professor Regente LUCIANE PRADO KANTORSKI Professor Regente DIOGO HENRIQUE TAVARES Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente JANAINA QUINZEN WILLRICH Professor responsável pela turma GABRIELA LOBATO DE SOUZA Professor Regente |
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M2 | 2024 / 2 | 7 | 7 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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JANAINA QUINZEN WILLRICH Professor responsável pela turma GABRIELA LOBATO DE SOUZA Professor Regente POLIANA FARIAS ALVES Professor Regente LUCIANE PRADO KANTORSKI Professor Regente ALINE BASSO DA SILVA Professor Regente DIOGO HENRIQUE TAVARES Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M4 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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JANAINA QUINZEN WILLRICH Professor responsável pela turma GABRIELA LOBATO DE SOUZA Professor Regente POLIANA FARIAS ALVES Professor Regente LUCIANE PRADO KANTORSKI Professor Regente ALINE BASSO DA SILVA Professor Regente DIOGO HENRIQUE TAVARES Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M5 | 2024 / 2 | 6 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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JANAINA QUINZEN WILLRICH Professor responsável pela turma GABRIELA LOBATO DE SOUZA Professor Regente ALINE BASSO DA SILVA Professor Regente LUCIANE PRADO KANTORSKI Professor Regente POLIANA FARIAS ALVES Professor Regente DIOGO HENRIQUE TAVARES Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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UNID CUID ENF. VIII - AT BÁS/GEST/SAÚDE MENT | Enfermagem (Bacharelado) |