Nome da Disciplina
PROJETO DE PESQUISA
CÓDIGO
18880008
Carga Horária
15 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Avança, Retém,
Infrequente

Ementa

Promove a vivência do processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde, além de favorecer o exercício de reflexão e prática das políticas públicas e sua inserção nessas unidades. Motivar o aluno a conhecer os passos para elaboração de trabalho científico e organização de projeto de pesquisa aplicado a enfermagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
• Vivenciar o processo de trabalho em enfermagem em unidades de saúde e serviços de gestão da atenção básica, além do exercício de reflexão e prática das políticas públicas e sua inserção nesses serviços de saúde.

Objetivos específicos
• Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos do modelo clínico e epidemiológico;
• Identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
• Intervir no processo saúde/doença responsabilizando-se pela qualidade da assistência e cuidado de enfermagem ao ser humano em seus diferentes níveis de atenção à saúde, na perspectiva da integridade da assistência;
• Prestar cuidados de enfermagem compatível com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
• Compatibilizar as características profissionais da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
• Incrementar as ações multiprofissionais;
• Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem em todos os âmbitos de atuação profissional;
• Reconhecer o impacto, das ações desenvolvidas, através do processo de avaliação;
• Perceber-se como sujeito em constante movimento no contexto sociopolítico, cultural e tecnológico, e, portanto passível de necessidade de constante aperfeiçoamento;
• Planejar, programar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
• Participar no processo de formação de recursos humanos de outras áreas no âmbito dos conhecimentos da enfermagem;
• Planejar e implementar programas de educação e promoção à saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento;
• Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional;
• Respeitar o código ético, os valores políticos e os atos normativos da profissão;
• Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente desse processo;
• Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde;
• Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde;
• Participar dos movimentos sociais da área de saúde;
• Elabora um projeto de atuação voltado ao serviço de saúde no qual está desenvolvendo o estágio;
• Avaliar o projeto de atuação desenvolvido no serviço de saúde no qual está desenvolvendo o estágio;
• Realizar o relatório final do estágio, articulando a teoria e prática, com posicionamento crítico.

Conteúdo Programático

Conteúdos:
Gestão, liderança e planejamento em saúde e enfermagem. Contextualização, levantamento de problemas e necessidades com a elaboração de um projeto de atuação a ser implementado no serviço onde o discente está realizando o estágio, incluindo um relatório final de avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; GUERRERO, André Vinicius Pires (Coord.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
  • CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; MINAYO, Maria Cecilia de Sousa; AKERMAN, Marco; JUNIOR, Marcos Dumond; CARVALHO, Yara Maria (Org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2015.
  • SOUZA, Marina Celly Martins Ribeiro de. Enfermagem em saúde coletiva teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Livro eletrônico – disponível na biblioteca da UFPel)

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.533, de 18 de agosto de 2016. Redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em todo o território nacional. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=327646 Acesso em: 29 ago. 16.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf Acesso em: 29 ago. 16.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf Acesso em: 29 ago. 16.
  • FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida; TONINI, Teresa. SUS e PSF para a enfemagem: práticas para o cuidado em saúde coletiva. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2010.
  • KURCGANT, Paulina (Coord.). Gerenciamento em enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
  • MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol J. Administração e liderança em enfermagem. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. (Livro eletrônico – disponível na biblioteca da UFPel)
  • MELLO, Guilherme Arantes; FONTANELLA, Bruno José Barcellos; PIVA, Marcelo Marcos. Atenção básica e atenção primária à saúde - origens e diferenças conceituais. Revista de APS, v. 12, n. 2, p. 204-213, abr./jun. 2009. Disponível em: https://aps.ufjf.emnuvens.com.br/aps/article/view/307 Acesso em: 29 ago. 2016.
  • MERHY, Emerson Elias. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2003.
  • MERHY, Emerson Elias; ONOCKO, Rosana (Org.). Agir em saúde: um desafio para o público. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
  • PINHEIRO, Rosani; CECCIM, Ricardo Burg; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área de saúde. Rio de Janeiro: IMS / UERJ; CEPESQ; ABRASCO, 2006.
  • PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araujo de (Org.). Gestão em redes: práticas de avaliação, formação e participação na saúde. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006.
  • PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Cuidado: as fronteiras da integralidade. 3. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO, 2006.
  • PINHEIRO, Rosani; MATTOS, Ruben Araújo. (Org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: IMS/UERJ-CEPESC-ABRASCO, 2006.
  • SANTOS, Álvaro da Silva; CUBAS, Marcia Regina. Saúde coletiva: linhas de cuidado e consulta de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Teses, dissertações e trabalhos acadêmicos: Manual de Normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2013. 79f. Disponível em: < http://prg.ufpel.edu.br/sisbi/Manual_Normas_UFPel_trabalhos_acad%C3%AAmicos.pdf >. Acesso em: 26 ago. 2016.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2020 / 1 30 2 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM
Professor responsável pela turma

P2 2020 / 1 30 1 Enfermagem (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM
Professor responsável pela turma

P51 2020 / 1 50 37 Enfermagem (Bacharelado)
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM
Professor responsável pela turma

RITA MARIA HECK
Professor Regente

CAROLINE DE LEON LINCK
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROJETO DE PESQUISA Enfermagem (Bacharelado)

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