Nome da Atividade
EDUCOMUNICAÇÃO
CÓDIGO
20000011
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A relação possível entre comunicação e educação. Novas tecnologias na comunicação e na educação formal e informal. A educação para os meios na construção de uma sociedade democrática. Leitura crítica dos meios de comunicação de massa e sua nova linguagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Trabalhar as possibilidades teórico-metodológicas da Educomunicação, construindo relações entre a Comunicação e a Educação.Discutir relações entre Comunicação e Educomunicação
Compreender o conceito de educomunicação.
Relacionar o conceito de educomunicação à prática da responsabilidade social das organizações.
Discutir o papel da comunicação popular, comunitária e alternativa;
Analisar a função do Jornalismo Comunitário, alternativo e local.
Relacionar os aspectos teóricos à prática de projetos educomunicativos pelas organizações.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios as mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009. 356 p.
- PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. (ORG). Comunicação popular, comunitária e alternativa no Brasil. Sinais de resistência e de construção da cidadania. São Bernardo do Campo: Universidade Metododista de São Paulo, 2015.
- SARTORI, Ademilde. Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída. Comunicação, mídia e consumo. SP, V. 7, n° 19, 2010.
- SOARES, Ismar de Oliveira. Gestão comunicativa e educação: caminhos da Educomunicação. In: Comunicação & Educação. SP: ECA/USP/Editora Segmento, ano VIII,n. 23, 2002.
- SOARES, Ismar de Oliveira. Para uma leitura crítica dos jornais. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 1984. 77 p.
Bibliografia Complementar:
- AMARANTE, Maria Inês. Rádio Comunitária na escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã. São Paulo: Intermeios, 2012.
- BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia - educação. Campinas: Autores Associados, 2001. 100 p.
- CITELLI, Adilson & COSTA, Maria Cristina Castilho (Orgs). Educomunicação, Construindo uma nova área de conhecimento, São Paulo: Edições Paulinas, 2011.
- COSTA, Gisele Paim; TEIXEIRA, Lezilda Maria. Educação e Mídia. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008.
- MARTIN-BARBERO, Jesus. Oficio de cartografo: travessias latino-americanas da comunicacao na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004. 478 p.
- SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2011
- SOARES, Ismar de Oliveira . Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo, Edições Paulinas, 2011
- SOARES, Ismar de Oliveira. Para uma leitura critica da publicidade. São Paulo: Paulinas, 1988. 100 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 36 | 21 |
Jornalismo (Bacharelado - Noturno) Horários
|
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
EDUCOMUNICAÇÃO | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |