Nome da Atividade
LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ
CÓDIGO
20000043
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Reflexão a respeito de algumas das questões envolvidas no uso da literatura na sala de aula de língua estrangeira. Exploração das diferentes abordagens do uso da literatura com crianças, jovens e adultos em todos os níveis. Sugestão de critérios para a seleção e
avaliação de materiais para uso em sala de aula. Produção de material didático para uso em sala de aula.
avaliação de materiais para uso em sala de aula. Produção de material didático para uso em sala de aula.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver a compreensão da teoria e discutir ideias práticas para contribuir para a prática de ensino de Língua Alemã através da Literatura, ou mesmo para a prática de ensino de Literatura do graduando; produzir material didático conforme as teorias estudadas.Conteúdo Programático
- Literatura na aula de Língua Estrangeira na Escola;
- Os múltiplos valores do ensino/aprendizagem de Literatura;
- Habilidades de leitura e o estudo de Literatura em uma Língua Estrangeira;
- Ensino/aprendizagem de habilidades de estudo para a Literatura em Língua Alemã;
- Língua e Literariedade: estratégias de estudo no ensino de Literatura para estudantes estrangeiros;
- Literatura não nativa em alemão como recurso para o ensino da Língua;
- Identificação de algumas das características distintivas de novelas/contos, romances, poemas e peças teatrais de forma que esses possam ser explorados com sucesso em sala de aula;
- Os múltiplos valores do ensino/aprendizagem de Literatura;
- Habilidades de leitura e o estudo de Literatura em uma Língua Estrangeira;
- Ensino/aprendizagem de habilidades de estudo para a Literatura em Língua Alemã;
- Língua e Literariedade: estratégias de estudo no ensino de Literatura para estudantes estrangeiros;
- Literatura não nativa em alemão como recurso para o ensino da Língua;
- Identificação de algumas das características distintivas de novelas/contos, romances, poemas e peças teatrais de forma que esses possam ser explorados com sucesso em sala de aula;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BISCHOF, Monika/ KESSLING, Viola/ KRECHEL, Rüdiger (org.). Landeskunde und Literaturdidaktik. Berlin et alii: Langenscheidt, 1999. BOGDAL, Klaus-Michael/ KORTE, Hermann (org.). Grundzüge der Literaturdidaktik. München: DTV, 2010. BREDELLA; Lothar. Warum literarische Texte im Fremdsprachenunterricht? Die anthropologische und pädagogische Bedeutung des ästhetischen Lesens. In: BÖRNER, Wolfgang/ VOGEL, Klaus (org.). Texte im Fremdsprachenerwerbe. Verstehen und Produzieren. Tübingen: Gunter Narr, 1996, p. 127-151. EHLERS, Swantje. Lesen als Verstehen. Arbeit mit literarischen Texten. Berlin et alii: Langenscheidt, 1992. LEUBNER, Martin/ SAUPE, Anja/ RICHTER, Matthias (org.). Literaturdidaktik. Berlin: Akademie Verlag, 2012.
Bibliografia Complementar:
- BREDELLA, Lothar. Literaturdidaktik im Dialog mit Literaturunterricht und Literaturwissenschaft. In: BREDELLA, Lothar/ DELANOY, Werner/ SURKAMP, Carola (org.). Literaturdidaktik im Dialog. Tübingen: Gunter Narr, 2004, p. 21-64. BISCHOF, Monika/ KESSLING, Viola/ KRECHEL, Rüdiger (org.). Landeskunde und Literaturdidaktik. PIEPER, Irene. Literarisch lesen lernen. Zum Erwerb einer Kulturtechnik.Disponívelem: http://publikationen.ub.uni- frankfurt.de/frontdoor/index/index/docId/4616 Acessado 28/01/2013. RÖSCH, Heidi. Literatur als Gegenstand des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. In: HELBIG, Gerhard (org.). Deutsch als Fremdsprache: ein internationales Handbuch. 2. Halbband. Teil 1. Berlin: Walther de Gruyter, 2001, p. 1334-1360.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
LITERATURA NA AULA DE LÍNGUA ALEMÃ | Letras - Português e Alemão (Licenciatura) |