Nome da Atividade
Linguística Aplicada e Ensino da Língua Alemã II
CÓDIGO
20000056
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação em tópicos do ensino de língua alemã no âmbito do multilinguismo, plurilinguismo, sociolinguística, teorias da aprendizagem como neurodidática, e interfaces com vídeo, cultura e literatura. Serão abordadas também conteúdos considerados relevantes pelos estudantes em suas práticas presentes e futuras.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
a) Conhecer abordagens atuais e multidisciplinares sobre o ensino de língua alemã;
b) Promover a reflexão crítica sobre o ensino de língua alemã no contexto brasileiro.

Específicos
a) Desenvolver a reflexão metadidática;
b) Atuar pedagogicamente junto ao/s grupo/s de trabalho;
c) Proceder à análise de materiais didáticos para o ensino da Língua Alemã.

Conteúdo Programático

a) Os campos e interfaces do ensino de língua alemã no contexto brasileiro
b) Ensino de língua e multilinguismo
c) Ensino de língua e paisagem linguística
d) Outro tema sugerido pela turma: tradução, ensino remoto
e) Instruções para trabalho de campo
f) Ensino de língua e sociolinguística
g) Ensino de língua alemã e vídeo
h) Ensino de língua e neurodidática
i) Ensino de língua e cultura
j) Ensino de língua e literatura
k) Autonomia e motivação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALLWEG, S. Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? Deutsch lehren und lernen. Stuttgart: Goethe Institut und Klett, 2013. BEIN, Caesar A. dos S. (2020): O multi- e o plurilinguismo na formação docente no Brasil:uma experiência na área de alemão como língua estrangeira. In: Portinho-Nauiack, Catarina; Bohunovsky, Ruth; Wruck, Virgínia (Hg.): Ensinar Alemão no Brasil. Percursos e procedimentos. Curitiba: Editora UFPR, 93-106. BEUTER, Katharina (2019): Sprachen vermitteln, Welten sichten. Konzeptionalisierungen und Zusammenhänge von Sprache und Kultur in Bildungskontexten. In: Beuter, Katharina et al. (Hrsg.): Sprache und kulturelle Bildung: Perspektiven für eine reflexive Lehrerinnen- und Lehrerbildung und einen heterogenitätssensiblen Unterricht. Bamberg: University of Bamberg Press. Unter: https://doi.org/10.20378/irbo-55569. DE CILLIA, R. Varietätenreiches Deutsch. Deutsch als plurizentrische Sprache und DaF-Unterricht. In: KRUMM, H.-J.; PROTMANN-TSELIKAS, P. (Orgs.). Begegnungssprache Deutsch – Motivation, Herausforderung, Perspektiven. Innsbruck: Wien-Bozen, 2006. DOBSTADT, Michael/ RIEDNER, Renate (2013): Grundzüge einer Didaktik der Literarizität. In: Ahrenholz, Bernt/ Oomen-Welke, Ingeborg (Hrsg.): Deutsch als Fremdsprache (Deutschunterricht in Theorie und Praxis DTP 10). Schneider Hohengehren Verlag. S. 231-241. GREIN, M. Neurodidaktik: Grundlagen für Sprachlehrende. Deutsch als Fremdsprache. Ismaning: Max Hueber Verlag, 2013. HUFEISEN, Britta; NEUNER, Gerhard. Angewandte Linguistik für den fremdsprachlichen Deutschunterricht. Fernstudieneinheit 16. Berlin/München: Langenscheidt, 2007. Melo-Pfeifer, S. & Lima-Hernandes. M. (2020). Paisagens Linguísticas: Ideologias, discursos e práticas multilingues nos espaços sociais. Domínios de Lingu@gem, 14(4), 1024–1058. Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. https://doi.org/10.14393/DL44-v14n4a2020-1 NEUNER, Gerhard; HUNFELD, Hans. Methoden des fremdsprachlichen Deutschunterrichts. Eine Einführung. Fern

Página gerada em 13/04/2024 05:43:14 (consulta levou 0.126622s)