Nome da Atividade
JORNALISMO AMBIENTAL
CÓDIGO
20000185
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Compreensão do Conceito da Responsabilidade Social no Mundo e no Brasil; entendimento das diferenças entre Filantropia e Responsabilidade Social; análise do terceiro setor e panorama da responsabilidade social no Brasil; conhecimento do marketing social para aceitação das ideias sociais; reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Desenvolvimento de habilidades para elaboração de projetos sociais e práticas sustentáveis; A questão da sustentabilidade e o papel do Jornalismo Ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar profissionais com senso crítico e reflexivo, capaz de atuar na gestão e divulgação de projetos de responsabilidade social empresarial, institucional e cultural e do desenvolvimento sustentável.Conteúdo Programático
1.Histórico da Responsabilidade Social no Brasil e no mundo, conceitos e aplicações.
1.1Natureza da Responsabilidade Social; Terminologia da Responsabilidade Social; Diferença entre Responsabilidade Social x Filantropia.
2.Responsabilidade Social como fator competitivo; ética e responsabilidade social;
2.1Contradições e conflitos vigentes sobre Responsabilidade Social.
2.2 Aspectos legais; normas e certificações relacionadas à responsabilidade social.
3. Desenvolvimento Sustentável nos negócios;
3.1 Educação de Lideranças para a sustentabilidade;
4.Terceiro Setor e responsabilidade social, conceitos, aspectos legais, o papel e transparência do terceiro setor
5.O Papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável.
5.1 Da Comunicação Sustentável à Sustentabilidade da Comunicação;
5.2 Jornalismo Ambiental e Jornalismo Sustentável;
6.Marketing Social- conceitos e aplicações.
7.Balanço Social- tipos, modelos, análises e avaliações do balanço social nas organizações públicas e privadas
1.1Natureza da Responsabilidade Social; Terminologia da Responsabilidade Social; Diferença entre Responsabilidade Social x Filantropia.
2.Responsabilidade Social como fator competitivo; ética e responsabilidade social;
2.1Contradições e conflitos vigentes sobre Responsabilidade Social.
2.2 Aspectos legais; normas e certificações relacionadas à responsabilidade social.
3. Desenvolvimento Sustentável nos negócios;
3.1 Educação de Lideranças para a sustentabilidade;
4.Terceiro Setor e responsabilidade social, conceitos, aspectos legais, o papel e transparência do terceiro setor
5.O Papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável.
5.1 Da Comunicação Sustentável à Sustentabilidade da Comunicação;
5.2 Jornalismo Ambiental e Jornalismo Sustentável;
6.Marketing Social- conceitos e aplicações.
7.Balanço Social- tipos, modelos, análises e avaliações do balanço social nas organizações públicas e privadas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento Sustentável -2012-2050. Visão, Rumos e Contradições. Rio de Janeiro:Elsevier,2012. ALBUQUERQUE, Antônio Carlos Carneiro. Terceiro setor: história e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006. CAVALCANTI, Marli. Gestão social: estratégias e parcerias. São Paulo: Saraiva, 2006. FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro Setor. São Paulo: Editora Gente, 2002. GOLDSTEIN, Llana. Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007. GRAJEW, Oded. Negócios e Responsabilidade Social. In: O Dragão e a Borboleta: Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Axis Mundi, 2000. Pág 39-49. MANZIONE, Sydney. Marketing para o terceiro setor: guia prático para implantação de marketing em organizações filantrópicas. São Paulo: Novatec, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Cézar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999. ______. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2001. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2006. RIBEIRO, Marislei da Silveira. A Responsabilidade Social como estratégia da atividade de relações públicas – um estudo de caso na Indústria de Calçados Azaléia – Parobé / RS. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. ZENONE, Luis Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006. SAVITZ, Andrew W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
- ALMEIDA, Fernando. Desenvolvimento Sustentável -2012-2050. Visão, Rumos e Contradições. Rio de Janeiro:Elsevier,2012. ALBUQUERQUE, Antônio Carlos Carneiro. Terceiro setor: história e gestão de organizações. São Paulo: Summus, 2006. CAVALCANTI, Marli. Gestão social: estratégias e parcerias. São Paulo: Saraiva, 2006. FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro Setor. São Paulo: Editora Gente, 2002. GOLDSTEIN, Llana. Responsabilidade Social: das grandes corporações ao terceiro setor. São Paulo: Ática, 2007. GRAJEW, Oded. Negócios e Responsabilidade Social. In: O Dragão e a Borboleta: Sustentabilidade e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Axis Mundi, 2000. Pág 39-49. MANZIONE, Sydney. Marketing para o terceiro setor: guia prático para implantação de marketing em organizações filantrópicas. São Paulo: Novatec, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Cézar. Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial: a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1999. ______. Gestão da Responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 2001. PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2006. RIBEIRO, Marislei da Silveira. A Responsabilidade Social como estratégia da atividade de relações públicas – um estudo de caso na Indústria de Calçados Azaléia – Parobé / RS. 2003. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Faculdade de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. ZENONE, Luis Cláudio. Marketing social. São Paulo: Thomson Learning, 2006. SAVITZ, Andrew W. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
JORNALISMO AMBIENTAL | Jornalismo (Bacharelado - Noturno) |