Nome da Disciplina
JORNALISMO E MÍDIAS SOCIAIS
CÓDIGO
20000412
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Mídias sociais e Jornalismo. Cultura da Convergência. Notícia nas Mídias Sociais. Escrita Colaborativa. Inteligência Coletiva. Métricas e Monitoramento em Mídias Sociais. Transmedia storytelling. Difusão de Informações. Ponto de Desequilíbrio.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o fenômeno das mídias sociais na construção, transformação e adaptação do jornalismo na atualidade.

 

Objetivos Específicos:

* Entender como as mídias sociais afetam o Jornalismo atual;
* Examinar problemáticas gerais da difusão da informação nas mídias sociais relacionada ao jornalismo;
* Compreender como se dá a apropriação e usos das mídias sociais e a sua afetação na construção da notícia;
* Analisar os novos formatos que o jornalismo adquire com as mídias sociais;
* Proporcionar uma reflexão sobre a abordagem do jornalismo como integrante e atuante nas mídias sociais;
* Analisar e compreender as novas teorias do jornalismo nas mídias sociais.

Conteúdo Programático

Unidade I: Teorias e histórico das mídias sociais
a) O que são mídias sociais?
b) Fundamentos das mídias sociais
c) Mídias Sociais e as características da Internet
d) Cultura da Convergência
Unidade II: O poder das mídias sociais e o jornalismo
a) Sites de redes sociais e os “novos” valores
b) A Difusão da informação
c) Ponto de Desequilíbrio
d) Relações de poder
e) Crimes nas mídias sociais e o Jornalismo
Unidade III: Jornalismo nas Mídias Sociais
a) A construção da notícia nas mídias sociais
b) Hipertexto e o Jornalismo nas mídias sociais
c) Impactos das mídias sociais no jornalismo
d) A cauda longa
e) O diamante noticioso
f) Remidiação
g) Jornalismo e mobilidade nas mídias sociais
Unidade IV: Aliando Mídias Sociais ao Jornalismo
a) Métricas e monitoramento em mídias sociais
b) Transmedia storytelling
c) Sistemas Multimídia e Hipermídia
d) Inteligência Coletiva e o Jornalismo
e) Escrita colaborativa e o Jornalismo nas mídias sociais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Aleph, 2008. RAMALHO, José Antônio A. Mídias Sociais na prática. Elsevier Brasil, 2010. CASTELLS, Manuel; GERHARDT, Klauss Brandini. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BARABASI, Albert-Laszlo. Linked: the new science of networks. Cambridge: Perseus Publishing,2003. BOYD, danah. Why youth (heart) social network sites: The role of networked publics in teenage social life. MacArthur foundation series on digital learning–Youth, identity, and digital media volume, p. 119-142, 2007. BRAMBILLA, Ana et al. Para entender as mídias sociais. Obra licenciada por Creative Commons, 2011. BOLTER, J. David; GRUSIN, Richard; GRUSIN, Richard A. Remediation: Understanding new media. Mit Press, 2000. TELLES, André. A revolução das mídias sociais. São Paulo: M. Books, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
JORNALISMO E MÍDIAS SOCIAIS Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 19/11/2019 00:48:26 (consulta levou 0.148650s)