Nome da Atividade
ESTÁGIO III - OBSERVAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
CÓDIGO
20000507
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Conhecimento da realidade escolar e preparação de material didático para o ensino de português e literatura.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover a inserção do professor de português e literatura em formação no contexto da Educação Básica, visando a desenvolver a sua capacidade de interação com o professor em serviço, bem como de observação de aulas e reflexão crítica acerca da prática docente, de forma que demonstre condições de preparar e/ou adequar materiais didáticos para o nível observado.

Conteúdo Programático

Observação do ambiente escolar;
Socialização da experiência de observação;
Reflexão sobre a o ambiente escolar e o processo de aprender e ensinar português e literatura;
Preparação de material didático.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COMPAGNON. Antoine. O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Tradução: Cleonice Mourão e Consuelo Santiago. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. EAGLETON, Terry. Depois da teoria. Um olhar sobre os estudos culturais e o pós-modernismo. Tradução: Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. ISER, Wolfgang. O ato da leitura. São Paulo: Editora 34, 1999. MARTINS, Maria Helena (Org.). Outras leituras. São Paulo: Ed. Senac; Itaú Cultural, 2000. ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (orgs.). Escola e Leitura. Velha Crise. Novas Alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar. Cultura escrita e literatura. Tradução: Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 2007. GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica da obra de arte. Tradução: Marco Antonio Casanova. São Paulo: Martins Fontes, 2010. GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005. STEINER, George. Linguagem e silêncio. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Página gerada em 04/12/2020 10:55:38 (consulta levou 0.099617s)