Nome da Atividade
ESTÁGIO IV - REGÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
CÓDIGO
20000508
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Atividades de docência supervisionada formal em contextos escolares da rede pública de ensino fundamental ou médio ou em outros contextos em que a atividade docente desenvolva-se de acordo com métodos e procedimentos pedagógicos relevantes à formação do licenciando em Letras.

Objetivos

Objetivo Geral:

Executar atividades de docência supervisionada, em escolas da rede pública de ensino fundamental ou médio.

Conteúdo Programático

Planejamento de aulas.
Prática pedagógica supervisionada.
Socialização da experiência docente.
Reflexão sobre a prática.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, 5ª a 8ª séries. Brasília, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. CEREJA, William. Ensino de Literatura. São Paulo: Atual, 2005. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008. PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ALBUQUERQUE, E.B.C. de. Mudanças Didáticas e Pedagógicas no Ensino de 134 Língua Portuguesa: Apropriações de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. DUARTE, Nóris Eunice Wiener Pureza. A abordagem do texto nas aulas de língua materna: perspectivas didáticas. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL/PREC, 2011. GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006. KLEIMAN, A .B.; MORAES, S.E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos das Escolas. Campinas: Mercado de Letras, 2003. RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. São Paulo: Contexto, 2015.

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