Nome da Atividade
LITERATURA SURDA I
CÓDIGO
20000709
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A introdução da história da Literatura Surda no Brasil. A questão do termo/conceito da Literatura Surda e em Línguas de Sinais. Analisar as publicações sobre Literatura Surda produzidas no Brasil e da Literatura de forma geral em língua de sinais. Análise de gêneros literários: estrutura e funções em Língua de Sinais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir o conceito Literatura Surda e conhecer as produções literárias Surdas, através dos diferentes gêneros, em Língua de Sinais e Libras. Este componente curricular desenvolverá atividades e conteúdos que abordem a dimensão pedagógica da formação do futuro professor de Libras e Literatura Surda.Conteúdo Programático
1 - Gêneros de Literatura Surda e em Línguas de sinais
2 - Conceito de literatura surda e literatura sinalizada
2.1. Literatura não escrita e literatura que apresenta a cultura visual da comunidade surda.
3 - A língua estética sinalizada. O que há na literatura sinalizada que falta na literatura escrita?
4 - Os contextos de literatura surda e sinalizada.
5 - Literatura surda escrita: conteúdos dos livros e a língua apresentada neles.
6 - Literatura ‘oral’ e Folclore.
6.1. Funções de folclore e suas formas e estruturas linguísticas.
7 - Literatura na sala de aula
7.1. O ensino de literatura surda nas salas de aula.
2 - Conceito de literatura surda e literatura sinalizada
2.1. Literatura não escrita e literatura que apresenta a cultura visual da comunidade surda.
3 - A língua estética sinalizada. O que há na literatura sinalizada que falta na literatura escrita?
4 - Os contextos de literatura surda e sinalizada.
5 - Literatura surda escrita: conteúdos dos livros e a língua apresentada neles.
6 - Literatura ‘oral’ e Folclore.
6.1. Funções de folclore e suas formas e estruturas linguísticas.
7 - Literatura na sala de aula
7.1. O ensino de literatura surda nas salas de aula.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KARNOPP, Lodenir. Produções culturais de surdos- análise de literatura surda. Cadernos de Educação: Educação de Surdos, Ano 19, n. 36, p. 155-174, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1605/1488 SUTTON-SPENCE, Rachel Literatura em libras [livro eletrônico] / Rachel Sutton-Spence; [tradução Gustavo Gusmão]. 1. ed. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul, 2021. PDF MORGADO, Marta. Literatura em língua gestual. In: KARNOPP, L.; KLEIN, M.; LUNARDI-LAZZARIN, M. (org.). Cultura Surda na contemporaneidade. Canoas RS: Editora ULBRA, 2011. P. 151-172.
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, K. de A.; Literatura de cordel em Libras: os desafios de tradução da literatura nordestina pelo tradutor surdo. Dissertação (Mestrado em Tradução) - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. HESSEL, C. S.; Literatura Surda: análise da circulação de piadas clássicas em Línguas de Sinais. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 1 | 30 | 21 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Horários
|
FABIANO SOUTO ROSA Professor Regente BRUNA DA SILVA BRANCO Professor responsável pela turma |