Nome da Atividade
QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E AR
CÓDIGO
21000085
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Histórico da poluição. Água na natureza; Usos da água e requisitos de qualidade; Alterações na qualidade da água; O comportamento ambiental dos lagos; Parâmetros indicadores da qualidade da água; Reuso da água; Conceito, composição e formação dos solos; Classificação dos solos; Erosão; Poluição do solo rural e urbano; Atmosfera, características e constituição; do ar; Principais poluentes atmosféricos; Meteorologia e dispersão de poluentes na atmosfera; Padrões de qualidade do ar; A poluição nas grandes cidades.

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL
Proporcionar ao estudante de Tecnologia de Gestão Ambiental uma formação que possibilite compreender a importância e extensão dos problemas de identificação dos indicadores de qualidade ambiental da água solo e ar, destacando as suas causas e os seus efeitos sobre o meio ambiente.
ESPECÍFICOS
Apresentar as técnicas e metodologias para análise de parâmetros de interesse ambiental, visto que a disciplina é básica para o profissional que estará envolvido, diretamente, com saneamento e com questões relacionadas com a contaminação do ar, da água e do solo.

Conteúdo Programático

Aula 1 - Apresentação da disciplina, critérios de avaliação Caracterização do ar.• Usos do ar.• Poluição do ar. Principais poluentes atmosféricos (poluentes primários, poluentes secundários).
Aula 2 - Fontes de poluição do ar (fontes fixas, fontes móveis). Consequências da poluição do ar (Impactos locais; Impactos regionais; Impactos globais).
Aula 3 - Características ambientais e a poluição do ar- Dispersão atmosférica dos poluentes;- Elementos indicadores e de medição
Aula 4 – Padrões de qualidade do ar• Controle da poluição do ar , Controle nas fontes poluidoras. Fontes e formas de poluição do solo Degradação não biológica. Decomposição microbiana. Degradação física.
Aula 5 - Compactação e selamento superficial. Erosão. Alteração do albedo. Degradação química. Perda da fertilidade. Adubação excessiva
Aula 6 – Salinização dos solos. Solos sódicos Identificar as formas de poluição biológica. Poluição por agrotóxicos. Poluição por metais pesados. Efeitos de sais sobre as plantas. Plantas para solos salinas. Manejo e recuperação de solos salinos.
Aula 7 – Manejo e recuperação de solos alcalinos. Corretivos usados. Classificação da água de irrigação Principais agentes patogênicos que poluem o solo. Identificação de áreas degradadas.
Aula 8 – Primeira avaliação
Aula 9 – Impactos ambientais causados por atividades agroflorestais. Medidas mitigadoras para os impactos ambientais. Práticas para reabilitação de áreas degradadas
.Aula 10 – Usos da água. Classificação das águas. Qualidade das águas: Impurezas encontradas nas águas. Parâmetros de qualidade das águas. Utilização mais frequente dos parâmetros
Aula 11 – Requisitos de qualidade; Padrões de qualidade; Padrões de lançamento e qualidade do corpo receptor; Padrões de potabilidade; Padrões de balneabilidade; Água para irrigação
Aula 12 – Poluição das águas: Fontes de poluição das águas. Consequências da poluição das águas. Principal impacto do lançamento de esgotos nos corpos d’água: Consumo de oxigênio (zonas de autodepuração). Controle da poluição das águas.
Aula 13 - Amostragem e análise de água: Requisitos e técnicas de coleta e preservação para as análises físicas e químicas.
Aula 14 – Águas de abastecimento: O sistema de abastecimento de água:.
Aula 15 - Unidades de um sistema de abastecimento de água; A importância do sistema de abastecimento de água. Quantidade de água Revisão de conteúdos
Aula 16 – Segunda avaliação
Aula 17 – Fechamento da Disciplina

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAIRD, C.; CANN, M. C. Química Ambiental, 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011. 844p.
  • BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 318 p.
  • OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 677 p. ISBN 8574540757

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Congresso Nacional. Senado Federal. Atmosfera, desmatamento, poluição e camada de ozônio. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007. 191 p. (Coleção ambiental ; v. 6).
  • COSTA, M.A.G.; COSTA, E.C. Poluição Ambiental: Herança para Gerações Futuras. Santa Maria: Orium, 2004. 256p.
  • FAEM. Indicadores ambientais 2009. Junho de 2011.
  • RICHTER, C. A. Água: métodos e tecnologia de tratamento . São Paulo: Blucher, 2009. 340 p. ISBN 9788521204985.
  • SEINFELD, J. H.; PANDIS, S. N. Atmospheric chemistry and physics: from air pollution to climate change. 2. ed. Hoboken: John Wiler and Sons, 2006. 1203 p. ISBN 9780471720188.
  • SEWELL, G. H. Administracão e controle da qualidade ambiental. São Paulo: EPU, EDUSP, CETESB, 1978. 295 p.

Página gerada em 29/03/2024 04:51:29 (consulta levou 0.102754s)