Nome da Atividade
PESQUISA CIENTÍFICA E METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO
CÓDIGO
21000265
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

O método científico. Os fundamentos filosóficos e metateóricos em relação a natureza da realidade (ontologia). Os fundamentos do conhecimento (epistemologia). Os fundamentos dos princípios que guiam a investigação científica (metodologia). A classificação das pesquisas quanto à abordagem (qualitativa e quantitativa) e à finalidade (exploratórias, descritivas, explicativas e interpretativas). As diferenças entre a abordagem qualitativa e quantitativa. O Processo de Pesquisa: coleta, sistematização, análise dos dados e apresentação do relatório. Técnicas de coleta de dados. Complementaridade Quali-Quantitativa. Estudos mistos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Compreender os principais conceitos e fundamentos da pesquisa científica, tais como a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a definição de objetivos e a seleção de metodologias adequadas.

Objetivos específicos:
- Identificar as principais etapas do processo de pesquisa científica, desde a elaboração do projeto até a análise dos resultados, incluindo a coleta e análise de dados, a revisão bibliográfica e a redação do relatório final.
- Conhecer as diferentes abordagens metodológicas utilizadas na pesquisa científica, tais como a pesquisa quantitativa, a pesquisa qualitativa e a pesquisa mista, bem como as técnicas de amostragem e de análise de dados correspondentes.
- Promover o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em relação à pesquisa científica, reconhecendo suas potencialidades e limitações, bem como a importância da ética e da responsabilidade social na condução de pesquisas científicas.
- Compreender a importância da ética na pesquisa científica e conhecer os principais aspectos relacionados à submissão de projetos aos comitês de ética e à plataforma Brasil, incluindo a elaboração de termos de consentimento livre e esclarecido, a avaliação dos riscos e benefícios da pesquisa e a garantia da privacidade e confidencialidade dos participantes.

Conteúdo Programático

Unidade 1. O método científico.
Os fundamentos filosóficos e metateóricos em relação a natureza da realidade (ontologia).
Os fundamentos do conhecimento (epistemologia).
Os fundamentos dos princípios que guiam a investigação científica (metodologia).

Unidade 2. Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
A classificação das pesquisas quanto à abordagem (qualitativa e quantitativa) e à finalidade (exploratórias, descritivas, explicativas e interpretativas).
As diferenças entre a abordagem qualitativa e quantitativa.
Complementaridade Quali-Quantitativa.

Unidade 3. O Processo de Pesquisa.
A coleta, sistematização, análise dos dados e apresentação do relatório.

Unidade 4. Técnicas de coleta de dados.

Unidade 5. Estudos misto

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. São Paulo, Atlas. 2021. HERNANDEZ SAMPIEIRI, Roberto. Metodologia de pesquisa. 5. Porto Alegre, AMGH. 2013. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. São Paulo, Atlas. 2017. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8. São Paulo, Atla. 2017.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 30 22 Gestão para a Sustentabilidade (Especialização)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
JAVIER EDUARDO SILVEIRA LUZARDO
Professor responsável pela turma

RAQUEL DA FONSECA HOLZ
Professor Regente

Página gerada em 25/04/2024 19:38:54 (consulta levou 0.063587s)