Nome da Atividade
HOSPITALIDADE URBANA
CÓDIGO
21000277
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Hospitalidade: conceitos, dimensões e princípios. Brasilidade e hospitalidade brasileira. A hospitalidade urbana. O bem receber no espaço público. As relações entre moradores e turistas. O espaço turístico e o espaço residencial. O turismo urbano. A legibilidade, identidade, acessibilidade e urbanidade no espaço público. A qualidade da cidade. A sustentabilidade aplicada na cidade e no turismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar a discussão do ambiente urbano hospitaleiro como fundamental para a sustentabilidade em suas diferentes dimensões. Compreender o espaço público como local proporcionador do lazer, fonte de emprego e renda e das relações cotidianas. Dialogar acerca das questões sociais, ambientais e econômicas produzidas neste espaço e seus reflexos na sociedade.

Conteúdo Programático

Unidade 01: Hospitalidade: conceitos, dimensões e princípios; Brasilidade e hospitalidade brasileira; Hospitalidade urbana.

Unidade 02: O bem receber no espaço público; As relações entre turistas e moradores.

Unidade 03: O turismo urbano; espaço turístico e espaço residencial; A sustentabilidade aplicada na cidade e no turismo.

Unidade 04: A acessibilidade, a legibilidade, a identidade e a urbanidade no espaço público.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALLIS, Thiago. Experiência de mobilidade turística no espaço público urbano. In: PANOSSO NETTO, Alexandre; GAETA, Cecília. Turismo de experiência. São Paulo: Senac, 2010. AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Ed. Paz e Terra, 2020. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. GRINOVER, L. A cidade, nós e a hospitalidade. Caxias do Sul: Educs, 2021.

Bibliografia Complementar:

  • CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. 1ª ed. Companhia das letras, 1990. CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Senac, 2007. LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991 LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997

Página gerada em 25/04/2024 00:30:31 (consulta levou 0.049406s)