Nome da Atividade
INGLÊS INTERMEDIÁRIO
CÓDIGO
21000355
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Componente curricular de cunho teórico, que visa a interpretação de textos na área específica de
educação, por meio da leitura extensiva e de noções das estruturas gramaticais, com vistas a um
desenvolvimento gradual da decodificação escrita da língua inglesa.
educação, por meio da leitura extensiva e de noções das estruturas gramaticais, com vistas a um
desenvolvimento gradual da decodificação escrita da língua inglesa.
Objetivos
Objetivo Geral:
Aplicar o inglês como instrumento para obtenção de conhecimento e trocas com outros povos epaíses; refletir sobre o papel do inglês como língua de acesso ao conhecimento, tendo em vista
desenvolver uma atitude positiva em relação a essa língua; reconhecer as semelhanças e diferenças
textuais e estruturais básicas entre o português e o inglês, e usar essas observações para entender
textos em inglês; desenvolver estratégias de aquisição de vocabulário geral e técnico para
entendimento de textos; compreender e fazer resumos de artigos acadêmicos em sua área de estudo.
Conteúdo Programático
Conceitos, eixos ou conteúdos programáticos:
1. Estratégias de leitura;
2. Compreensão de vocabulário em contexto;
3. Referências textuais;
4. Pronomes, tempos verbais mais complexos, conectivos;
5. Falsos cognatos, prefixos e sufixos;
6. Phrasal Verbs;
7. Grupos nominais;
8. Leitura de textos acadêmicos da área do curso;
9. Resumo de textos acadêmicos na área do curso.
1. Estratégias de leitura;
2. Compreensão de vocabulário em contexto;
3. Referências textuais;
4. Pronomes, tempos verbais mais complexos, conectivos;
5. Falsos cognatos, prefixos e sufixos;
6. Phrasal Verbs;
7. Grupos nominais;
8. Leitura de textos acadêmicos da área do curso;
9. Resumo de textos acadêmicos na área do curso.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Referências Bibliográficas Básicas: OXFORD escolar para estudantes brasileiros: português-inglês /inglês-português. 3. ed. [S.l.]: Oxford do Brasil, 2019. BASSANI, Sandra, CARVALHO, Danilo. Inglês Para Automação Industrial. São Paulo; Baraúna, 2011. IBBOTSON, Mark. Professional English in Use Engineering with Answers: Technical English for Professionals. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
Bibliografia Complementar:
- Referências Bibliográficas Complementares: ALLEY, Michael. The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to Succeed and Critical Errors to Avoid. Porto Alegre: Springer, 2013. AYDELOTTE, Frank. English and Engineering: a Volume of Essays for English Classes in Engineering Schools. [S/l]: Andesite Press, 2017. LIMA, Denilso de. Gramática de Uso da Língua Inglesa. São Paulo: LTC, 2015. NAYLOR, Helen. Essential Grammar in Use Supplementary Exercises: To Accompany Essential Grammar in Use Fourth Edition. 3. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. SCHIMEL, Joshua. Writing Science: How to Write Papers That Get Cited and Proposals That Get Funded. Oxford: Oxford University Press, 2011.