Nome da Atividade
SELEÇÃO E MODELAGEM DE MATERIAIS
CÓDIGO
22000079
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à Seleção de Materiais, Ciclo Global dos Materiais, Seleção de Materiais x Linha do tempo; Propriedades x Função x Custo, Critérios de Seleção de Materiais, Especificações de Materiais na Indústria, Mapas de Seleção de Materiais, Seleção de Materiais Ecologicamente Compatíveis e Processos de Fabricação x Seleção de Materiais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir aos alunos na filosofia e prática da seleção de materiais de engenharia. Critérios. Funções. Confiabilidade. Fabricação. Fatores econômicos. Otimização Computacional da seleção de materiais.

Conteúdo Programático

Materiais e suas Propriedades. Propriedades Elétricas e Térmicas dos Materiais. Mapas de Propriedades dos Materiais. Metodologias de Seleção de Materiais. Seleção baseada em critérios de projeto: rigidez, resistência mecânica, dimensionamento, segurança, etc. Matrizes de Decisão. Método da Análise de Valores. Método dos Índices de Mérito (Ashby). Design computacional. Estudos de Caso. Projetos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Callister Jr., W.D.: Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais, 2a edição, 2006. Bresciani Filho, E.T.: Seleção de materiais metálicos, 2ª edição, Unicamp, Campinas, 1988. Ferrante, M. Seleção de Materiais, EdUFSCar, 2002.

Bibliografia Complementar:

  • Literatura sobre o tema em bases indexadas ISI (www.isiknowledge.com) Periódicos de relevância e base de patentes na área de materiais também podem ser encontrados em formato digital em www.periodicos.capes.gov.br Teses e dissertações acessadas no portal www.dominiopublico.gov.br

Página gerada em 18/04/2024 23:30:31 (consulta levou 0.114360s)