Nome da Atividade
TUTORIAS E PRÁTICAS DE ENGENHARIA I
CÓDIGO
22000093
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Desenvolvimento de alternativas coletivas e sustentáveis que promovam a permanência do aluno na Universidade; promover uma estável conexão entre os níveis de ensino superior e médio; adaptar e desenvolver ações que promovam o entendimento e adaptação ao Projeto Pedagógico da Engenharia de Materiais e da UFPel; propiciar momentos que permitam a autonomia e a independência, capazes de promover liberdade na construção de caminhos próprios; promover a iniciação a pesquisa, promovendo conexões entre o ensino e a extensão; desenvolver o espírito crítico e empreendedor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Organização e desenvolvimento da vida acadêmica dos alunos do curso, articuladas a partir de uma relação tutor-tutorados.

Conteúdo Programático

Encontros semanais didáticos (teóricos-práticos) para o desenvolvimento de habilidades, necessidades e aptidões individuais dos alunos, a partir da realização de: seminários, oficinas, mini-cursos, etc.; e de orientação visando direcionar os alunos nas tomadas de decisões relativas às disciplinas de Formação Livre, as quais serão eleitas pelo aluno com orientação do tutor.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AHL, G.; BEITZ, W.; WALLACE, K. , Engineering Design: A Systematic Approach, Springer-Verlag,1996. BACK, N. , Metodologia de Projeto de produtos Industriais, Guanabara Dois,1983. FABRYCKG, W.J.; BLANCHARD, B.S., Systems Engineering and Analisys, Prentice Hall,1981. ULLMAN, D.G. , The mechanical design process, McGraw-Hill , 1992. TORTAJADA, J. F. T.; PELÁEZ, A. L. , Ciencia, Tecnologia y Sociedad, Madri, Editorial Sistema,1997.
  • BAZZO, W.A.; von LINSINGEN, I.; PEREIRA, L.T. do V., Introdução aos estudos CTS , OEI, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia do Porta de periódicos da Capes

Página gerada em 28/03/2024 05:44:43 (consulta levou 0.105352s)