1. Introdução à modelagem hidrológica: contextualização, aplicações, conhecimentos na área de hidrologia, bases conceituais sobre modelos hidrológicos, classificação de modelos hidrológicos, necessidade de banco de dados para modelagem hidrológica, modelagem dinâmica, integração de modelos hidrológicos em Sistemas de Informações Geográficas, exemplos de modelos hidrológicos.
2. Constituição e análise de séries hidrológicas com vistas à modelagem hidrológica: aspectos conceituais, disponibilidade de dados hidrometeorológicos, técnicas para constituir séries hidrológicas, análise de consistência, representação gráfica, estatísticas descritivas básicas, pré- requisitos estatísticos de uma série hidrológica destinada à modelagem hidrológica, softwares disponíveis.
3. Constituição de banco de dados espacial usando Sistema de Informações Geográficas (SIG): conceitos fundamentais, integração de hidrologia e SIG, tipos de estrutura de dados espaciais, rede de monitoramento com informações pontuais, topografia, rede de drenagem, solos, uso do solo, exemplos de banco de dados em ambiente SIG.
4. Representação digital de bacias hidrográficas usando Sistema de Informações Geográficas (SIG): generalidades, fontes de dados para geração do modelo digital de elevação (MDE), métodos para criação de MDE, procedimentos para a geração do MDE hidrologicamente consistente (MDEHC), delimitação de bacias hidrográficas e sub-bacias hidrográficas, extração de características do relevo e da rede de drenagem a partir do MDEHC, representação de diferentes características de bacias hidrográficas, exemplos em ambiente SIG.
5. Análise espacial de variáveis necessárias para modelagem hidrológica: bases conceituais, procedimentos de interpolação, softwares disponíveis, aplicações de análise espacial para modelagem hidrológica.
6. Modelagem hidrológica na escala de bacias hidrográficas: modelagem de diferentes processos hidrológicos em bacias hidrográficas, predição de variáveis hidrológicas em bacias hidrográficas, aplicações com modelos hidrológicos.
7. Avaliação de modelos hidrológicos: desenvolvimento do modelo, processos hidrológicos analisados, parametrização, dificuldades de utilização, medidas de desempenho de modelos hidrológicos, análise de sensibilidade, técnicas de calibração, técnicas de validação, análise de incertezas, simulação hidrológica usando modelos.