Nome da Atividade
ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CÓDIGO
23000006
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Noções gerais de Ética: conceituação, fundamentos, funções sobre o comportamento humano e principais teorias. Ética, Política e Democracia. Ética e Direitos Humanos: diversidade e igualdade de gênero, sexual, religiosa; pluralismo e diversidade étnico-racial. Ética e a Questão Ambiental. Setor Público: acessibilidade e inclusão. Prestação pública de contas: ética, transparência e acesso à informação. Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal: a Comissão de Ética Pública (CEP), o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo e as Comissões de Ética Setoriais. Introdução de atividades extensionistas que possibilitem ao estudante participar, como sujeito ativo, em ações variadas inseridas nos projetos temáticos pertencentes ao Programa de Extensão “Gestão Pública em Ação” (código 278) que contemplem os objetivos da disciplina; este Programa possui projetos ativos cuja essência é o desenvolvimento de atividades práticas de acordo com as diretrizes da extensão universitária.

Objetivos

Objetivo Geral:

Abordar a ética no serviço público, relacionando-a com as funções do Estado e seus fins, considerando a democracia, a cidadania e os direitos humanos. Preparar o aluno para a participação, como sujeito ativo, em atividades de extensão universitária junto à comunidade externa, dentro Programa de Extensão “Gestão Pública em Ação” (código 278), com foco na concepção, organização e execução de ações relacionadas à Ética na Administração Pública, contribuindo para a democratização do conhecimento produzido na universidade.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COMPARATO, Fábio Konder. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
  • MENDES, Annita Valléria Calmon. Ética na administração pública federal: a implementação de Comissões de Ética Setoriais - entre o desafio e a oportunidade de mudar o modelo de gestão. Brasília: FUNAG, 2010.
  • SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 10. ed. – São Paulo: Atlas, 2019. recurso online ISBN 9788597021653.

Bibliografia Complementar:

  • BITTAR, Eduardo C. B. Curso de ética geral e profissional. 15. São Paulo: Saraiva, 2018.
  • GUIMARAES, Antonio Sergio Alfredo. Classes, raças e democracia. São Paulo: Fundacao de Apoio a Universidade de Sao Paulo ; Ed. 34, 2002. 231 p. ISBN 857326232X
  • NOVAES, Adauto (org.). Ética. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.
  • RORTY, RIchard. Uma ética Laica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • OLIVEIRA, Manfredo A. de (Org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Gestão Pública (Tecnológico)

Página gerada em 04/07/2022 10:13:39 (consulta levou 0.116579s)