Nome da Atividade
INOVAÇÃO
CÓDIGO
23000155
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1

Ementa

Introdução ao estudo da inovação e tecnologia; fontes de inovação nas empresas e formas de acesso a inovação; inovação tecnológica e estratégia competitiva: necessidade de inovação nas firmas; estratégia competitiva e gestão da inovação: modelo de Porter da vantagem competitiva e diferenciação; Open innovation e estratégias abertas; inovação social e ambiental; o financiamento da inovação tecnológica e fontes de fomento: fontes públicas de apoio à inovação; as estruturas nacionais de apoio à inovação: BNDES, CAPES, CNPq e FINEP.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender a importância da inovação e da tecnologia como elementos da competitividade nas organizações em suas diversas tipologias e fontes de fomento.

Conteúdo Programático

Introdução ao estudo da inovação e tecnologia; fontes de inovação nas empresas e formas de acesso a inovação.
Inovação tecnológica e estratégia competitiva: necessidade de inovação nas firmas; estratégia competitiva e gestão da inovação: modelo de Porter da vantagem competitiva e diferenciação.
Open innovation e estratégias abertas; inovação social e ambiental.
O financiamento da inovação tecnológica e fontes de fomento: fontes públicas de apoio à inovação; as estruturas nacionais de apoio à inovação: BNDES, CAPES, CNPq e FINEP.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHESBROUGH, H. (2003). Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston, MA. CHESBROUGH, H., Vanhaverbeke, W., West, J. (2006). Open Innovation: Researching a New Paradigm. USA: Oxford University Press. OCDE. Manual de OSLO. Bruxelas: OCDE, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • TIGRE, P. B. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. 3. Rio de Janeiro GEN Atlas 2019 1 recurso online ISBN 9788595150812. AKABANE, Getulio K. Inovação, tecnologia e sustentabilidade histórico, conceitos e aplicações. São Paulo Erica 2019 1 recurso online ISBN 9788536532646.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2024 / 1 30 30 MBA Inovação, Tecnologia e Gestão de Novos Negócios (Especialização)
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA
Professor responsável pela turma

ALISSON EDUARDO MAEHLER
Professor Regente

Página gerada em 27/04/2024 07:08:33 (consulta levou 0.065474s)