Nome da Atividade
STARTUPS E NEGÓCIOS DE BASE TECNOLÓGICA
CÓDIGO
23000175
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O objetivo da disciplina é proporcionar ao aluno a compreensão do novo contexto econômico da inovação nos negócios, capacitando-os a compreender o que é efetivamente um negócio disruptivo, quais são suas principais características, potenciais e limitações, bem como compreender os conceitos de negócios de base tecnológica (startup) e a diferença dessa nova modalidade de negócios dos modelos tradicionais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos para compreender o novo contexto econômico da inovação nos negócios, incluindo o entendimento sobre negócios disruptivos, suas características principais, potenciais e limitações, além de diferenciar os modelos de negócios de base tecnológica (startups) dos modelos tradicionais.

Conteúdo Programático

Aspectos conceituais da Inovação e dos Negócios Disruptivos. Assunto: Consolidar a compreensão do fenômeno da inovação, dos conceitos envolvidos e da definição de Negócio Disruptivo e Empresa Inovadora. (4h)

Principais características dos Negócios Disruptivos, limites e potenciais. Assunto: Abordar as principais características dos modelos de negócio inovadores ou disruptivos, discutindo seus limites, potencialidades e riscos. (4h)

Startups, conceituação e Marco Legal. Assunto: Estudar o conceito de Startup, características deste universo de negócio, bem como conhecer e discutir o Marco Legal das Startups, discutindo seu contexto, aspectos práticos da lei, seus benefícios e limites.(4h)

O Dilema da Inovação de “Christensen” no contexto de uma “nova economia”. Assunto: Discutir o processo econômico de ruptura tecnológica, buscando compreender de que forma esse processo afeta o mercado. Uma ideia e uma garagem: verdade ou mito? (EaD). Assunto: Discutir o mito das startups de garagem. (5h)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDRADE, Thales Novaes. Aspectos sociais e tecnológicos das atividades de inovação. Lua Nova, São Paulo, 66: 139-166, 2006. CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. Ed. Bookman, Porto Alegre/2012. 320 p.; SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico – Uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Os Economistas. Editora Nova Cultural. São Paulo, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • WBCSD. Medindo o impacto socioeconômico. Um guia para as empresas. Coleção: soluções empresariais para um mondo sustentável. World Business Council for Sustainable Development, Suíça, 2013. TEIXEIRA, Thales S. Desvendando a cadeia de valor do cliente como a decoupling gera disrupção do consumidor. Rio de Janeiro Alta Books 2019 1 recurso online ISBN 978855081434 COOPER, Brant. Empreendedorismo enxuto. Rio de Janeiro Atlas 2016 1 recurso online ISBN 9788597006131.6. MAURYA, Ash. Comece sua startup enxuta aprenda a aplicar a metodologia Lean em seu (novo) negócio. São Paulo Saraiva 2017 1 recurso online ISBN 9788547228484

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