Nome da Atividade
EDUCAÇÃO E INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO TURISMO
CÓDIGO
23000214
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA TEÓRICA - EAD
1

Ementa

Principais acontecimentos ligados à Educação Ambiental. Marcos legais da Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental. Princípios da Educação Ambiental. Ética ambiental. Educação ambiental formal e informal. Aproximações teóricas e práticas entre Turismo, Educação e Interpretação Ambiental. O planejamento interpretativo das atividades de visitação em ambientes naturais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir as relações entre turismo, educação e interpretação ambiental; Compreender a importância da Educação Ambiental na formação acadêmica e atuação do(a) turismólogo(a).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COSTA, N. M. C. da; NEIMAN, Z.; COSTA, V. C. da (Org.). Pelas trilhas do ecoturismo. São Carlos: RiMa, 2008. 297 p. ISBN 9788576561392. 338.4791 P381 Ac.105152 Ex. 235931 Ex. 235932 Ex. 235933 Ex. 240744 Ex. 240745 Ex. 240746
  • MATHEUS, C. E.; MORAES, A. J. de; CAFFAGNI, C. W. do A. Educação ambiental para o turismo sustentável: vivências integradas e outras estratégias metodológicas. São Carlos: Rima, 2005. 162 p. 338.4791 M427e (BCP)
  • NEIMAN , Zysman; RABINOVICI , Andréa (Orgs). Turismo e meio ambiente no Brasil. São Paulo Manole 2010. Recurso online. ISBN 9788520442265.
  • RUSCHEINSKY, Aloísio (Org). Educação ambiental abordagens múltiplas. 2. Porto Alegre: Penso, 2012. Recurso online. ISBN 9788563899873.

Bibliografia Complementar:

  • CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 255 p. 304.2 C331e 6.ed. (BC&T)
  • GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 14. ed. Campinas: Papirus, 2011. 126 p. 370.115 G888e 14.ed. (BCP)
  • LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 494 p. 372.357 L493s 10.ed. (BO)
  • LOUREIRO, C. F. B. (Org.). Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 206 p. 304.2 R425 (BC&T)
  • OLIVEIRA, S. C. C. de; NISHIDA, A. K. A interpretação ambiental como instrumento de diversificação das atividades recreativas e educativas das trilhas do Jardim Botânico Benjamin Maranhão (João Pessoa, Paraíba, Brasil). Revista Turismo Visão e Ação - Eletrônica, Vol.13(2), mai-ago 2011, pp.166-185. https://doaj.org/article/71217e3aabb14a7a9677717efda872e7?frbrVersion=5 https://www6.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/2017/1901

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