Nome da Atividade
COMÉRCIO INTERNACIONAL E ELETRÔNICO (EAD)
CÓDIGO
23000348
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Negócios internacionais na era digital; Definições e características de comércio exterior; Marketing e comércio eletrônico; Processos de desenvolvimento de lojas virtuais; Apoio da logística internacional ao comércio eletrônico; Segurança nas transações eletrônicas; Inclusão digital.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar e discutir os principais tópicos relativos aos temas, transmitindo a essência do conhecimento sobre o comércio internacional e o comércio eletrônico. Facilitar a compreensão dos requisitos aduaneiros, fiscais e logísticos que a pequena e média empresa deve lidar para negociar por meio do comércio eletrônico internacional.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BATISTA, Bruno. A logística no e-commerce brasileiro: do clique à entrega: análise e perspectivas do setor de transporte no comércio digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2024. 1 recurso online. ISBN 9788550821504.
- KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458.
- SEGRE, German. Manual prático de comércio exterior. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online (0 p. ISBN 9788597017397.
Bibliografia Complementar:
- CAPARROZ, Roberto; LENZA, Pedro. Comércio internacional e legislação aduaneira. 10. ed. São Paulo: Saraiva Jur., 2025. 1 recurso online (965 p. ISBN 9788553624379.
- CIGNACCO, Bruno Roque. Fundamentos de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Saraiva, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788502111813.
- HOLANDA, Thiago Costa et al. Sistemática das operações de logística internacional. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786556900896.
- LUDOVICO, Nelson. Como preparar uma empresa para o comércio exterior. 2. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788547230340.
- TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015409.