Nome da Atividade
MARKETING INTERNACIONAL
CÓDIGO
23000352
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA EAD
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da evolução dos conceitos de marketing, desde o marketing de massa até as abordagens de segmentação, personalização e customização, incluindo o desenvolvimento do posicionamento estratégico e dos 4 P’s. Análise da distância psíquica no processo de internacionalização e sua influência sobre as decisões de mercado. Avaliação do ambiente externo sob a ótica microeconômica, contemplando dimensões econômicas, políticas, legais, culturais, sociais e tecnológicas. Discussão das estratégias globais de marketing e da logística internacional como suporte às operações de comércio exterior. Investigação das diferentes formas de ingresso em mercados internacionais e do comportamento de compra de consumidores em distintas sociedades e contextos culturais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno a compreensão teórica e prática do Marketing em nível internacional, capacitando-o a adotar estratégias adequadas em diferentes contextos globais. Para tanto, busca-se analisar a evolução dos conceitos de marketing, compreender a dinâmica dos negócios internacionais, conhecer as estratégias globais empregadas por empresas multinacionais, examinar variáveis microeconômicas que influenciam o comportamento social e avaliar os padrões de consumo em distintas sociedades, com ênfase nas dimensões culturais locais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CATEORA, Philip R; GILLY, Marcy C; GRAHAM, John L. Marketing internacional. 15. Porto Alegre: AMGH, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788580551464.
  • GREWAL, Dhruv. Marketing. 4. Porto Alegre: AMGH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580555516.
  • LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020151.

Bibliografia Complementar:

  • CHURCHILL JR, Gilbert A. Marketing: criando valor para clientes. 3. São Paulo: Saraiva, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788502183605.
  • CZINKOTA, Michael R; RONKAINEN, Ilkka A. Marketing internacional. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522108886.
  • DUSCHITZ, Caroline; FARIAS, Claudio; CARVALHO, Gustavo Meneghetti de. Marketing aplicado. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788582602782.
  • NYEGRAY, João Alfredo. Negócios Internacionais. São Paulo: Contexto, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786555411980.
  • NOSÉ JUNIOR, Amadeu. Marketing internacional: uma estratégia empresarial. São Paulo: Cengage Learning, 2004. 1 recurso online. ISBN 9788522108268.

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