Nome da Atividade
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
CÓDIGO
99980001
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo de gêneros escritos que circulam na esfera acadêmica (ênfase em artigo científicos e resumos). Desenvolvimento de estratégias de leitura e produção de gêneros acadêmicos. Análise e prática de recursos linguísticos comumente utilizados. Discussão sobre o papel dos gêneros discursivos nas práticas acadêmicas no contexto brasileiro.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estabelecer relações entre as práticas sociais na academia e os diversos gêneros discursivos por meio das quais elas se realizam;
Analisar criticamente as práticas e contextos de produção textual universitária;
Reconhecer diferenças básicas entre línguas próximas, como o português e o espanhol, quando aplicável;
Desenvolver práticas de leitura, planejamento de escrita, revisão e reescrita de textos;
Utilizar recursos linguísticos típicos de gêneros acadêmicos de acordo com os efeitos de sentido pretendidos

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KILLNER, M.; FURTOSO, V. A. B. Roteiro didático para o ensino de PLE em contexto acadêmico. Londrina: UEL, 2016. Ementa_Leitura e Produção de Textos Acadêmicos MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L.; LOUSADA, E. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MACHADO, A. R.; ABREU-TARDELLI, L.; LOUSADA, E. Trabalhos de pesquisa. São Paulo: Parábola, 2007. MONTES, S.; NAVARRO, F. (Eds.). Hablar, Persuadir, Aprender: manual para la comunicación oral en contextos académicos. Chile, 2019. MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. RUANO, B. P.; CURSINO, C. (Orgs.). Passarela: português como língua de acolhimento para fins acadêmicos. Curitiba: Editora Peregrina, 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Vice-Reitoria. Coordenação de Bibliotecas. Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos. Pelotas, 2019. Revisão técnica de Aline Herbstrith Batista, Dafne Silva de Freitas e Patrícia de Borba Pereira. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2019/06/Manual.pdf. Acesso em 01 out. 2020. VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade 1 – fundamentos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade 2 – texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia para a prática do português como língua adicional BIZON, A. C. C.; PATROCÍNIO, E. F. do. Estação Brasil: português para estrangeiros. São Paulo: Átomo, 2017. CARVALHO, O. L. de S.; BAGNO, M. Gramática brasileña para hablantes de español. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. de L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito prazer: fale o português do Brasil. São Paulo: DISAL, 2014. Volumes 1 e 2. LIMA, E. E. O. F.; IUNES, S. A. Falar... Ler... Escrever... Português – Um Curso para Estrangeiros. São Paulo: EPU, 2017. LIMA, E. E. O. F. et al. Novo Avenida Brasil: curso básico de português para estrangeiros. São Paulo, SP: E.P.U., 2008-2010. Volumes 1 - 3. LIMA, E. E. O. F. Português Via Brasil – Um Curso Avançado Para Estrangeiros. São Paulo: EPU, 2010.

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