Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À MODELAGEM E RENDERIZAÇÃO 3D USANDO SOFTWARE LIVRE
CÓDIGO
99980008
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Público-alvo:
- Discentes, docentes e servidores que tenham interesse em tecnologia 3D e/ou computação gráfica.
Objetivo:
- Aproximar alunos de pós-graduação que tenham interesse em tecnologias 3D de modo a difundir
conhecimento, transmitir experiências e dificuldades, e realizar projetos definidos pelos próprios integrantes
de maneira colaborativa.
Proposta de funcionamento:
- Atividades presenciais: Apresentação do software e funções/ferramentas básicas;
- Atividades assíncronas: Realização de projetos definidos dentro do próprio grupo;
- Atividades síncronas: Discussão de ideias e resolução de problemas encontrados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aproximar alunos de pós-graduação que tenham interesse em tecnologias 3D de modo a difundir
conhecimento, transmitir experiências e dificuldades, e realizar projetos definidos pelos próprios integrantes
de maneira colaborativa.

Conteúdo Programático

Introdução
Porque usar um software open-source?
Instalação e configuração do software Blender
Introdução ao ambiente virtual 3D
Wireframe, solid e rendered view
Exemplos de uso nas diferentes áreas
Tipos de extensão de arquivos 3D
Repositórios de modelos e texturas 3D

Conceituação teórica
Vértices, arestas e faces
Low-poly vs. High-poly
Capacidade de processamento
Modelagem, Escultura, Animação e Renderização
Funções/ferramentas básicas do software
Tela inicial e navegação no ambiente 3D
Rotação, movimentação e alteração de escala
Barra de ferramentas de escultura

Textos 3D
Criação de textos no software
Transformação de textos em sólidos
Efeitos especiais em textos

Modelagem
Inclusão de geometrias sólidas
Edição de geometrias padrão (vértices, arestas e faces)
Ferramentas Modificadoras
Manifold e non-manifold mesh - Exportação para impressão 3D
Texturização e criação de materiais
Iluminação e posicionamento de câmera - Renderização de imagem teste

Escultura
Importação de imagens de referência
Influência do número de polígonos no resultado de esculturas
Dynamic topology
Barra de ferramentas de escultura
Espelhamento, pincéis e texturas
Mapeamento UV
Texturização e criação de materiais
Iluminação e posicionamento de câmera - Renderização de imagem teste


Animação

Keyframing e suas aplicações
Materiais procedimentais (Procedural materials) e PBR
O que é PBR?
Entendendo os "Nodes" de materiais
Combinação de "nodes" para criação de texturas e colorações

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • https://www.blender.org/support/tutorials/ https://www.blender.org/features/ Blain, J.M. COMPLETE GUIDE TO BLENDER GRAPHICS : computer modeling & Greer, X. Sculpting the Blender Way: Explore Blender's 3D sculpting workflows and latest Blain, J.M. Blender 2D Animation: The Complete Guide to the Grease Pencil. 1e. New Dinur, E. The complete guide to photorealism for visual effects, visualization and games. 1a

Página gerada em 25/04/2024 01:37:04 (consulta levou 0.324251s)