Nome da Atividade
OPEN SCIENCE - CIÊNCIA DO JEITO CERTO
CÓDIGO
99980009
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Esta disciplina abordará aspectos relacionados às práticas de ciência aberta e integridade em pesquisa e
sua importância, com ênfase na instrumentação dos doutorandos para incorporarem práticas de ciência
aberta em sua rotina de pesquisa. Ao final da disciplina, os participantes estarão mais familiarizados com o
estado atual da produção de conhecimento em uma perspectiva responsável, cidaão e íntegra.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao o final da disciplina o aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos sobre: ética
em pesquisa; integridade e transparência; a importância da ciência aberta e da integridade em pesquisa
para o avanço da ciência e da sociedade; reprodutibilidade de estudos e a crise na ciência; práticas
questionáveis em pesquisa (QRP); dados abertos e compartilhamento de dados; princípios FAIR;
repositórios de dados abertos; registro de estudos; registro de protocolos de pesquisa; registered reports;
comparação do protocolo com o artigo final; desperdício em pesquisa; guias de reporte; preprints e revistas
científicas; revisão por pares; ciência cidadã; incentivos na academia; diversidade; equidade; equipes de
pesquisa; inclusão na ciência; e avaliação de pesquisadores

Conteúdo Programático

Apresentação da disciplina e formato do curso
A crise de Reprodutibilidade
Dados abertos e compartilhamento de dados
Workshop 1 - compartilhamento de dados
Registros de estudo e de protocolos
Hands-on 1 - Registro e disponibilidade de protocolos
Integridade e transparência em pesquisa
Práticas questionáveis em pesquisa
Workshop 2 - identificação de QRPs e uso de guias de reporte
Avaliação de pesquisadores
Workshop 3 - métricas e formas de avaliar e qualificar práticas de pesquisa
Vida acadêmica e ciência cidadã
Exercícios sobre práticas em pesquisa
Exercícios construção e registro de protocolos
Exercícios contrução de DMP e organização de dados
Rodadas de discussão e tira-dúvidas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Moher D, Bouter L, Kleinert S, Glasziou P, Sham MH, Barbour V, et al. (2020) The Hong Steven N. Goodman, Daniele Fanelli and John P. A. Ioannidis. What does research Niles MT et al. Why we publish where we do: Faculty publishing values and their Schimanski LA, Alperin JP. The evaluation of scholarship in academic promotion and Fanelli D. How many scientists fabricate and falsify research? A systematic review and Koroshetz WJ et al. Framework for advancing rigorous research. eLife. 2020; 9:e55915 Moher D, Naudet F, Cristea IA, Miedema F, Ioannidis JPA, Goodman SN. Assessing Aubert Bonn, Noémie, and Lex Bouter. 2021. “Research Assessments Should Recognize Noémie Aubert Bonn, Wim Pinxten. Advancing science or advancing careers? Researchers’ American Society for Cell Biology. DORA. Declaration on Research Assessment [Internet]. Hicks D, Wouters P, Waltman L, de RS, Rafols I. Bibliometrics: The Leiden Manifesto for Woolston C. Impact factor abandoned by Dutch university in hiring and promotion decisions. Bouter, L. What Research Institutions Can Do to Foster Research Integrity. Sci Eng Ethics Mejlgaard N, Bouter LM, Gaskell G, Kavouras P, Allum N, Bendtsen AK, Charitidis CA, Lucraft, Mithu.Towards societal impact: How do researchers maximize relevance?

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