Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
D000393
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O que é comunicação. Comunicação como processo. Conceitos essenciais da comunicação humana, no contexto do curso de Comunicação Social e suas habilitações. O exercício profissional nas áreas da comunicação social.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar e pesquisar o ato comunicativo em seus diferentes aspectos.

 

Objetivos Específicos:

Analisar os fenômenos da comunicação social.
- Identificar os conceitos, abrangência e complexidade da comunicação.
- Compreender o papel da comunicação na sociedade.
- Discutir os modelos e processos da comunicação e como cada teoria dos meios de comunicação se apresentam.
- Verificar as pesquisas sobre as teorias da comunicação.
- Entender o exercício profissional de cada área da comunicação dentro do composto da comunicação integrada.

Conteúdo Programático

1. Introdução aos estudos da comunicação.
2. O processo da comunicação.
3. Conceitos básicos do estudo de comunicação humana. Conceitos e fundamentos gerais da comunicação. Comunicação interpessoal.
4. A Comunicação Social e suas habilitações profissionais: jornalismo, publicidade e propaganda, rádio, televisão, cinema meios audiovisuais e "novos meios".
5. Breve história da comunicação.
6. Evolução dos meios de comunicação de massa.
7. Ética em Comunicação social.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BARRETO, Evandro. Abóboras ao Vento: tudo o que a gente sabia sobre propaganda mas está esquecendo. São Paulo: Globo, 1994. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. RAMONET, Ignácio. A Tirania da Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999. SILVA, Juremir Machado da. A Miséria do Jornalismo Brasileiro: as (in)certezas da mídia. Petrópolis: Vozes, 2000. THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Petrópolis: Vozes, 1995. THOMPSON, John B. Mídia e Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.

Página gerada em 23/10/2019 15:13:49 (consulta levou 0.091876s)