Nome da Disciplina
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQ.
CÓDIGO
D000791
Carga Horária
51 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência e do método; Aspectos teóricos relacionados com o processo de produção científica e sua relação com tecnologia ambiental; Elementos para organização trabalhos científicos incluindo os relacionados com conclusão de curso de pós-graduação; Orientação para o desenvolvimento do processo de pesquisa no que se refere à definição do problema, universo amostral, coleta e análise de dados, normas da ABNT.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar e discutir os Fundamentos da Metodologia Científica, bem como correlacionar os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico, visando a elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

 

Objetivos Específicos:

- Compreender os aspectos teóricos da metodologia da pesquisa científica; - Estudar algumas definições conceituais, os valores e ética no processo de pesquisa; - Conhecer alguns dos diferentes tipos de pesquisa, abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa e os fundamentos da investigação em Educação; - Desenvolver expressão oral e escrita;

Conteúdo Programático

UNIDADE I – 1.Ciência e Conhecimento Científico: uma introdução UNIDADE II – 2.A Metodologia da Pesquisa no contexto da formação do licenciado Letras/Espanhol: conceitos, enfoques e objetivos da pesquisa. O método e conhecimento científico UNIDADE III – 3.Pesquisa Científica: introdução aos diferentes tipos de pesquisa, abordagens da pesquisa qualitativa e quantitativa e os fundamentos da investigação em Educação UNIDADE IV – 4.Métodos e técnicas de pesquisa: introdução às fases e organização da pesquisa; coleta de dados; técnica de análise de dados e ética na pesquisa.
UNIDADE V – 5.Metodologia do trabalho científico: Projetos de pesquisa em educação; trabalhos acadêmicos e científicos; normas da ABNT UNIDADE VI - 6.Revisão

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHASSOT, Áttico. A ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008
  • LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1991.
  • SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Ética. 18. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 4ª edição. São Paulo: Cortez, 2006.
  • THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986

Bibliografia Complementar:

  • MARQUES, Osorio Mario. A Formação do Profissional da Educação. 5. ed. Ijuí: Unijuí, 2006

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo Paranaguá (Licenciatura)
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo São Sepé (Licenciatura)
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
INTROD. À METOD. DO ENSINO E DA PESQUISA Letras - Espanhol - Polo Cacequi (Licenciatura)

Página gerada em 26/06/2019 21:51:18 (consulta levou 0.114668s)