Nome da Atividade
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS I
CÓDIGO
D000868
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Aspectos históricos, políticos e antropológicos da escolarização no Brasil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conhecer aspectos históricos, políticos e antropológicos da escolarização no Brasil.Conteúdo Programático
Políticas Públicas
Educação do Campo no cenário das Políticas Públicas
Política Educacional e Educação do Campo
Escola e Políticas Raciais
Movimentos Sociais e Educação do Campo
Políticas Educacionais do/no Campo
Educação do Campo no cenário das Políticas Públicas
Política Educacional e Educação do Campo
Escola e Políticas Raciais
Movimentos Sociais e Educação do Campo
Políticas Educacionais do/no Campo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção. Primeiros Passos, 28º ed., 1993.
- PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública 2ª ed. São Paulo. Xamã, 1996.
- DOURADO, Luiz Fernandes; PARO, Vitor Henrique Políticas públicas & Educação básica: limites e perspectivas no limiar do século XXI. 1º ed. São Paulo: Xamã, 2001.
- PEREIRA, P. A. Potyara. “Discussões Conceituais sobre Política Social como Política Pública e Direito de Cidadania”. In: Ivanete Boschetti; Elaine Behring; Silvana Mara dos Santos; Regina Mioto. (Org). Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2008, v. 1, p. 87-108.
- ANTUNES, Maria Isabel e HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Escola e Direito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Bibliografia Complementar:
- PARO, Vitor Henrique Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
- OLIVEIRA, Francisco de PAOLI, Maria Célia (org.) Os sentidos da democracia – Políticas do dissenso e Hegemonia Global. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.