Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
CÓDIGO
0100263
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Uma cronologia da História da Matemática: a Matemática Antiga, a Matemática na Idade Média, a Matemática Moderna, a Matemática Contemporânea. Tópicos da História da Matemática: Números e Numerais, Computação, Geometria, Álgebra, Trigonometria, Cálculo, outros tópicos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Construir uma visão-síntese do processo histórico matemático, desde a Pré-História até os dias de hoje. Desenvolver uma reflexão crítica a respeito das conquistas e contribuições realizadas pelos diferentes personagens matemáticos. Ampliar o entendimento matemático a partir de um panorama histórico, filosófico, social e científico. Reconhecer fatos históricos marcantes no desenvolvimento da ciência matemática . Situar-se em relação aos principais fatos que contribuíram para o desenvolvimento matemático no Brasil.Conteúdo Programático
Unidade 1 - Números e numerais
1.1. Contagem primitiva;
1.2. Sistemas de numeração:
1.2.1. Agrupamentos simples;
1.2.2. Agrupamentos;
1.3. Multiplicativos, numeração cifrados, numeração posicionais;
Unidade 2 - A Matemática na ANTIGÜIDADE
2.1. Contribuições dos egípcios e babilônios:
2.1.1. A matemática indutiva;
2.1.2. Aritmética simples;
2.1.3. Geometria prática;
2.1.4. Tábuas matemáticas;
2.1.5. Papiros e coleção de problemas;
2.2. Contribuições dos gregos:
2.2.1. Geometria dedutiva;
2.2.2. Escola Pitagórica
2.2.3. Geometria das seções cônicas;
2.2.4. Trigonometria;
2.3. Contribuições dos chineses:
2.3.1. Sistema de numeração decimal;
2.3.2. Numerais em barra;
2.3.3. Quadrado mágico e teorema aritmético de Pascal.
2.4. Contribuições dos hindus:
2.4.1. Introdução do sistema de numeração indo-arábico;
2.4.2. Números negativos e invenção do zero.
Unidade 3 - A Matemática na Idade Média
3.1. Principais contribuições dos árabes;
3.2. Período estéril para o saber e a cultura na Europa Ocidental;
3.3. Principais publicações impressas no mundo Ocidental.
Unidade 4 - A Matemática da Modernidade
4.1. Impulso na ciência:
4.1.1. Conhecendo Galileu e Kepler;
4.2. Logaritmos;
4.3. Teoria dos números moderna ;
4.4. O Cálculo;
4.5. Evolução da geometria:
4.5.1. Analítica;
4.5.2. Projetiva e não-euclidiana;
4.6. O surgimento da Topologia e da Análise;
4.7. As máquinas de calcular da modernidade;
4.8. Teoria dos conjuntos.
Unidade 5 - A Matemática Contemporânea
5.1. Geometria N-dimensional e diferencial;
5.2. Aplicações atuais da Matemática;
5.3. Matemática computacional nos dias de hoje;
5.4. A Matemática Moderna e o grupo Bourbaki.
Unidade 6 - A História da Matemática no Brasil
6.1. As escolas jesuíticas no Brasil;
6.2. O ensino militar e o ensino de engenharia;
6.3. A criação da Universidade Brasileira;
6.4. Apreciação geral sobre a Matemática atual no Brasil.
1.1. Contagem primitiva;
1.2. Sistemas de numeração:
1.2.1. Agrupamentos simples;
1.2.2. Agrupamentos;
1.3. Multiplicativos, numeração cifrados, numeração posicionais;
Unidade 2 - A Matemática na ANTIGÜIDADE
2.1. Contribuições dos egípcios e babilônios:
2.1.1. A matemática indutiva;
2.1.2. Aritmética simples;
2.1.3. Geometria prática;
2.1.4. Tábuas matemáticas;
2.1.5. Papiros e coleção de problemas;
2.2. Contribuições dos gregos:
2.2.1. Geometria dedutiva;
2.2.2. Escola Pitagórica
2.2.3. Geometria das seções cônicas;
2.2.4. Trigonometria;
2.3. Contribuições dos chineses:
2.3.1. Sistema de numeração decimal;
2.3.2. Numerais em barra;
2.3.3. Quadrado mágico e teorema aritmético de Pascal.
2.4. Contribuições dos hindus:
2.4.1. Introdução do sistema de numeração indo-arábico;
2.4.2. Números negativos e invenção do zero.
Unidade 3 - A Matemática na Idade Média
3.1. Principais contribuições dos árabes;
3.2. Período estéril para o saber e a cultura na Europa Ocidental;
3.3. Principais publicações impressas no mundo Ocidental.
Unidade 4 - A Matemática da Modernidade
4.1. Impulso na ciência:
4.1.1. Conhecendo Galileu e Kepler;
4.2. Logaritmos;
4.3. Teoria dos números moderna ;
4.4. O Cálculo;
4.5. Evolução da geometria:
4.5.1. Analítica;
4.5.2. Projetiva e não-euclidiana;
4.6. O surgimento da Topologia e da Análise;
4.7. As máquinas de calcular da modernidade;
4.8. Teoria dos conjuntos.
Unidade 5 - A Matemática Contemporânea
5.1. Geometria N-dimensional e diferencial;
5.2. Aplicações atuais da Matemática;
5.3. Matemática computacional nos dias de hoje;
5.4. A Matemática Moderna e o grupo Bourbaki.
Unidade 6 - A História da Matemática no Brasil
6.1. As escolas jesuíticas no Brasil;
6.2. O ensino militar e o ensino de engenharia;
6.3. A criação da Universidade Brasileira;
6.4. Apreciação geral sobre a Matemática atual no Brasil.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUMGART, John K. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula álgebra. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- BOYER, Carl B. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula cálculo. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- CASTRO, F. M. de Oliveira. A matemática no Brasil. Campinas: UNICAMP, 1992;
- DAVIS, Harold T. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula computação. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995;
- EVES, Howard. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula geometria. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- GUNDLACH, Bernard H. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula números e numerais. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- IFRAH, G. Os números a história de uma grande invenção. 3. ed. São Paulo: Globo,1989;
- KENNEDY, Edward S. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula trigonometria. São Paulo: Atual Editora, 1992;
- TATON, R. Histoire de Calcul. 2.ed. Paris: Editora Universitaires de France,1961.