Nome da Atividade
ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO
1660080
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

O ensino escolar de História, em seus aspectos didático-pedagógicos, políticos, legais e curriculares; as funções sociais atribuídas a esse ensino; suas finalidades; formas de aquisição de conhecimentos históricos e controle social; a produção e a utilização de materiais didáticos para essa disciplina; aspectos históricos acerca da escolarização da História; outros aspectos e temas relativos ao ensino-aprendizagem da História.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

1. História e currículo
2. História e interdisciplinaridade
3. Por que estudar História?
4. Memória e ensino de História
5. Ensino de História e Identidade
6. Conhecimentos prévios em História
7. A vigilância sobre a História
8. Os livros escolares de História e o PNLD
9. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de História
10. Computadores e ensino de História: - os softwares e a Internet
11. Outros meios de aprender História

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARRETERO, Mario & outros. Ensino da História e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. FERRO, Marc. A história vigiada. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MARTINS, Maria do Carmo. A História prescrita e disciplinada nos currículos escolares: quem legitima esses saberes? Bragança Paulista: EDUSF, 2002. MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). História do ensino da História no Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006.

Bibliografia Complementar:

  • V JORNADA ESTADUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA – Qual História? Qual currículo? Número especial de: ÁGORA. Santa Cruz do Sul: UNISC, v. 4, n. 1-2, jan-dez 1998. BALDISSERA, José Alberto. O livro didático de História: uma visão crítica. Porto Alegre: Evangraf, 1994. BITTENCOURT, Circe M. F. Pátria, civilização e trabalho: o ensino de História nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo: Loyola, 1990.  Práticas de leitura em livros didáticos. In: Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, v. 22, n. 1, jan-jun 1996, p. 89-110.  (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª-4ª) – vol. 5: História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.  Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): História. Brasília, MEC, 1998.  Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª-8ª): Introdução. Brasília, MEC, 1998.  Guia de livros didáticos: 5ª a 8ª séries – PNLD 2002. Brasília: MEC/FNDE, 2001. CABRINI, Conceição & outras. O ensino de História: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1986. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. COLL, César & outros. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 9-16. CONSEIL DE L’EUROPE. Pour une perspective pluraliste et tolérant de l’enseignement de l’histoire: diversité dês sources et didactiques nouvelles. Estrassburgo: Ed. du Conseil de l’Europe, 1999.  Cómo se cuenta la historia a los niños en el mundo entero. México: Fondo de Cultura Económica, 1990. LENSKIJ, Tatiana & HELFER, Nadir Emma (org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: ANPUH-RS/EDUNISC, 2000. MARFAN, Marilda Almeida (org.). O ensino de História e Geografia no contexto do Mercosul. Brasília: SEF/MEC, 1997. MATTOZZI, Ivo. A História ensinada: educação cívica, educação social ou formação cognitiva? In: O Estudo da História (O ensino da Hi

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