Nome da Atividade
DIDÁTICA EM LETRAS
CÓDIGO
1310470
Carga Horária
85 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Didática e seus fundamentos. Concepções de Educação e teorias pedagógicas. Teorias do currículo. Procedimentos, recursos e técnicas de ensino e aprendizagem. Avaliação. Recursos didáticos, novas tecnologias e suas implicações para o ensino.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Analisar as principais concepções de Educação e suas relações com as teorias de ensino e aprendizagem;
- Refletir sobre o papel da Educação e da Escola e suas múltiplas relações com a construção do saber.

Conteúdo Programático

1) Pressupostos teóricos, históricos, sociais e filosóficos da Didática.
2) As diferentes concepções de educação.
3) Teorias de aprendizagem e de currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
4) A ação docente no processo de ensino e de aprendizagem.
5) Estratégias e métodos de ensino.
6) Planejamento e avaliação no processo de ensino.
7) A prática docente frente às novas tecnologias.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ELIAS, Vanda Maria. Ensino de língua portuguesa: oralidade; escrita; leitura. SP: Contexto, 2011.
  • HAIDT, Regina Célia C. Curso de didática geral. 6 ed. São Paulo: Ática, 1999.
  • GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.
  • MARCUSCHI, Luís Antônio. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
  • MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: ensino fundamental e médio. Brasília, MEC/SEF, 1998/1999.
  • NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
  • RUIZ, E. Como corrigir redação na escola. São Paulo: Contexto, 2010.

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