Nome da Disciplina
ARTES VISUAIS NA EDUC. III - PRÉ-ESTÁGIO
CÓDIGO
1440081
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Construção de projeto de ensino a ser desenvolvido em instituições de ensino formal e não formal, bem como reflexão sobre trabalho docente, dinâmica de sala de aula, possibilidades pedagógicas para o ensino das artes visuais e desenvolvimento de material didático com acompanhamento de professor orientador. Esta disciplina pretende desenvolver a relação teoria-prática pertinente ao processo de ensino e deve ser ofertada em regime de colegiado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar ao aluno investigar e discutir o processo evolutivo da expressão plástica em adolescentes. Elaboração de propostas pedagógicas a partir de experiências vivenciadas para o ensino médio.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Teorias do desenvolvimento da expressão do adolescente.
UNIDADE II – Metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas às artes visuais.
UNIDADE III - Elaboração de propostas pedagógicas, textos e material didático para o ensino da arte no ensino formal e informal (escolas, museus, galerias, instituições filantrópicas, etc).
UNIDADE IV – Aplicação, análise e avaliação de propostas pedagógicas por meio de vivências com o ensino formal e informal da arte.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MOREIRA, A. A Formação do professor em uma perspectiva crítica. IN: Educação e Realidade, vol.17.
  • MOREIRA, M. Aprendizagem – perspectiva teóricas. Porto Alegre: UFRGS, s/d.

Bibliografia Complementar:

  • LUDKE, M. e MEDIANO, Z. “Desvendando a Realidade da Avaliação na Escola”. In: Avaliação na escola de primeiro grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1992, p.27-104.
  • SILVA, T. M. A Construção do Currículo na Sala de Aula: O Professor Como Pesquisador. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1990.
  • ______ . “Os Novos Mapas Culturais e o Lugar do Currículo Numa Paisagem Pós-Moderna". In: Idéias: Currículo, conhecimento e sociedade. Devanil Tozzi (Coord.). São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1995, p.29-41.
  • VEIGA NETO, A. “Currículo e Exclusão Social". In: Ênfases e omissões no currículo. Antonio F. B. Moreira (org). São Paulo: Papirus, 2001, p.229-240.

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