Nome da Atividade
SEMINÁRIOS AVANÇADOS: FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
CÓDIGO
0368273
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade e suas relações. Histórico e fundamentos do Movimento CTS, CTS no Brasil. CTS e Educação. Projetos de ensino CTS.
Objetivos
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
1. O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade e quais as relações entre eles?
2. Histórico e Fundamentos CTS.
3. CTS no Brasil.
4. CTS na Educação.
5. Elaboração de Projetos CTS.
6. Apresentação e Avaliação dos Projetos.
2. Histórico e Fundamentos CTS.
3. CTS no Brasil.
4. CTS na Educação.
5. Elaboração de Projetos CTS.
6. Apresentação e Avaliação dos Projetos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDERY, I A.A. e outros. Para compreender a Ciência. São Paulo: EDUC, 1988.
- Bazzo, W.A., LINSINGEN, I. e PEREIRA, I. T. DO V. (ORGS). Introdução aos estudos CTS. Madrid: Organização dos Estados Ibero-americanos. 2003.
- MOLINA, J. A. L. Comenzando a Aprender química. Madrid: Aprendizage Visor, 1991.
- TAKAHASHI, R. H. C. A estrutura do conhecimento tecnológico do tipo científico. Belo Horizonte: Editgora UFMG, 2009.
- VAZ, C. R., FAGUNDES, A. B. e PINHEIRO, N. A. M. O sugimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação: uma revisão. I Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009.