Nome da Disciplina
CINEMA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
1440107
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreender a interface entre educação e Cinema em uma sociedade multimídia e na produção cultural.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreensão da interface entre educação cinema e sociedade.

 

Objetivos Específicos:

Estudar e analisar produções que integrem comunicação educação e cinema;

Propiciar um pensamento crítico e reflexivo nos alunos.

Conteúdo Programático

Histórico da relação entre Cinema e Educação e sua aplicação na sociedade contemporânea. Analise das teorias :Educomunicação, Pedagogia da Comunicação e Mídia educação. Os movimentos sociais e o cinema.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FERRÉS, Joan. Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Número de Chamada: 302.23 F387t (BCS) FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007. ISBN 978-85-7503-593-1 PENTEADO, Heloisa, Dupas. Televisão e escola: conflito ou cooperação. São Paulo: Cortez, 1991. Número de Chamada: 302.23 P419t 2.ed. (BCS) PORTO, Tania Maria Esperon. A televisão na escola... afinal que pedagogia é esta? Editora Araraquara, S P: JM, 2000. Número de Chamada: 302.23 P853t (BCS)

Bibliografia Complementar:

  • BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001 GERBASE, Carlos. Direção de Atores. Porto Alegre:Artes e Ofícios, 2003 LABAKI, Amir e MOURÃO, Maria Dora (orgs.). O cinema do real. São Paulo: Cosacnaify, 2001. MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo:Brasiliense, 1990 MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte e Letras, 2006 PARENTE, André. Pedagogia da Comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.

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