Nome da Atividade
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO
CÓDIGO
0068360
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Elaboração de plano de estágio pelo discente. Preparação e aplicação das estratégias educacionais a serem utilizadas na disciplina: aulas teóricas, aulas práticas, seminários, estudos dirigidos, avaliações. Acompanhamento dos processos de avaliação planejados e aplicados ao longo da disciplina, no sentido de se compreender a lógica, o sistema, os critérios e normas adotados. Elaboração do relatório final do estágio pelo discente, com a descrição das atividades realizadas.
Objetivos
Objetivo Geral:
Preparar e aplicar das estratégias educacionais a serem utilizadas na disciplina: aulas teóricas, aulas práticas, seminários, estudos dirigidos, avaliações.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Circular n° 28/99/PR/CAPES de 26 de fevereiro de 1999 Brasília, 1999. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria nº 52, de 26 de maio de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 ago. 2000. Seção 1, p. 30-31. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 52 de 26 de setembro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 set. 2002. Seção 1, p. 25-26. BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Portaria n° 76 de 14 de abril de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 abr. 2010. Seção 1, p. 31-32.
Bibliografia Complementar:
- CORRÊA, A. K. et al. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, S. G.; ALMEIDA, M. I. (Org.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez , 2011. p. 75-100. CUNHA, M. I. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009. PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. [S.l: s.n.], 2010. PPGEO/UFPEL - Normas de Estágio docência no PPGGEO/UFPEL. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/ppgeo/documentos/estagio/>
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
11 | 2024 / 2 | 5 | 1 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
T3 | 2024 / 2 | 5 | 0 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
|
13 | 2024 / 2 | 5 | 1 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
|
12 | 2024 / 2 | 5 | 1 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
ADRIANO LUIS HECK SIMON Professor responsável pela turma |
T5 | 2024 / 2 | 5 | 1 |
Geografia (Mestrado acadêmico) |
TIARAJU SALINI DUARTE Professor responsável pela turma |