Nome da Disciplina
ESTÁGIO I
CÓDIGO
1320064
Carga Horária
204 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
12
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
12
CRÉDITOS
12
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tradução de textos de diferentes tipos e de diferentes áreas de conhecimento sob orientação e supervisão. Tradução de textos em Inglês, em condições reais ou as mais próximas possíveis da realidade do cotidiano do profissional tradutor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Criar condições para que o tradutor em formação assuma efetivamente o papel profissional em contexto autêntico de tradução, demonstrando domínio de uso da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa em diferentes registros e contextos de uso, consonância com os princípios teóricos e metodológicos desenvolvidos durante o curso de graduação e condições de reflexão crítica sobre a própria prática.

 

Objetivos Específicos:

Exercer a prática tradutória em contextos laborais ou, na falta desta, em contextos mais próximo do autêntico. Refletir sobre e expressar suas experiências tradutórias, relatar problemas e resolução de problemas em tradução, verbalmente e por escrito. Fazer um relatório de estágio.

Conteúdo Programático

Prática profissional supervisionada: traduções diretas e/ou inversas de textos de diferentes tipos e áreas de conhecimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BATALHA, Maria Cristina; PONTES JÚNIOR, Geraldo R. Tradução. Petrópolis: Vozes, 2007.
  • MILTON, John. Tradução: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • PAGANO, Adriana; MAGALHAES, Celia; ALVES, Fabio. Traduzir com autonomia: estratégias para o tradutor em formação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
  • The Merriam-Webster Unabridged website. ©2018 Merriam-Webster, Incorporated. Disponível em:

Bibliografia Complementar:

  • ROBINSON, Douglas. Construindo o tradutor. Bauru: EDUSC, 2002.
  • SCHIERHOLZ, Stefan. Lexicografia de especialidade e terminografia. Cadernos de tradução. Porto Alegre, n. 30, jan.-jun,2012, pp.51-71

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